Michel Maffesoli e a construção de uma nova ética

Autores

  • João Maia

Palavras-chave:

Comunicação, Cidade, Maffesoli

Resumo

Hoje em todos os cantos escuta-se em voz alta o pedido de um“retorno da ética”. Se, por um lado, escutamos o discurso pedindo a moralização de instituições de várias ordens, por outro, assistimos à vida no cotidiano ser formada de maneira que não respeita nenhuma ordem oriunda de instituições severas. O homem comum parece que não respeita mais normas para nortear a sua conduta, apoiada sem um “dever-ser” moral, criadas em corporações rígidas. Surgem diversas maneiras de interpretar a atitude do homem contemporâneo e o modo como ele se relaciona com o social fervilhante. O ato de olhar este homem na sua interação cotidiana não terá nenhuma relação com uma atitude operacional ou racional. Trata-se aqui de um olhar estilístico sem julgamentos ou hierarquia de valores.

Biografia do Autor

João Maia

João Maia é Doutor em Sociologia pela Université Paris V – Sorbonne e Professor da Faculdade de Comunicação Social da UERJ.

Downloads

Como Citar

Maia, J. (2015). Michel Maffesoli e a construção de uma nova ética. Logos, 4(1), 41–44. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/14580