Megaeventos: a alquimia incontrolável da cidade

Autores

  • Ricardo Ferreira Freitas UERJ
  • Flávio Lins UFJF
  • Maria Helena Carmo dos Santos UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2014.13129

Palavras-chave:

logos 40

Resumo

Este artigo analisa os desdobramentos provocados pelos megaeventos na sociedade contemporânea. Verificamos que as Exposições Universais do século XIX e, modernamente, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos pro- duzem impactos sociais, cujos ecos escapam ao previsível. Mesmo efêmeras, as aglomerações massivas e os conteúdos espetaculares resultam em ondas incontroláveis que fazem pulsar o coração das cidades, para o bem ou para o mal.

Palavras-Chave: Megaevento. Exposição Universal. Copa do Mundo.

Biografia do Autor

Ricardo Ferreira Freitas, UERJ

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ. Pós-doutorado em comunicação pelo CEAQ/Sorbonne (2007), doutorado em sociologia pela Universidade René Descartes-Paris (1993), mestrado em comunicação e cultura pela ECO-UFRJ (1990).

Flávio Lins, UFJF

Doutorando em Comunicação pela UERJ, mestre em Comunicação pela UFJF, pós-graduação em Globalização, Mídia e Cidadania pela UFJF, graduação em Jornalismo e em Direito. Professor do curso de especialização em TV, Cinema e Mídias Digitais da UFJF.

Maria Helena Carmo dos Santos, UERJ

Doutoranda em Comunicação pela UERJ, mestre em comunicação e cultura pela ECO-UFRJ, graduação em Relações Públicas pela UERJ e em Letras pela UFRJ. Coordenadora e professora do curso de Relações Públicas das Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Downloads

Como Citar

Freitas, R. F., Lins, F., & dos Santos, M. H. C. (2014). Megaeventos: a alquimia incontrolável da cidade. Logos, 1(24). https://doi.org/10.12957/logos.2014.13129