Tecnologias de Comunicação, Entretenimento e Cognição na Cibercultura: uma análise comparativa dos seriados O Incrível Hulk e Heroes

Autores

  • Fátima Régis Uerj
  • Raquel Timponi Uerj
  • Alessandra Maia Uerj
  • Daniela Almeida Uerj
  • José Messias Santos Uerj
  • Juliana Fernandes Uerj
  • Mariana Aguiar Uerj
  • Renata Silva Uerj

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2009.12579

Palavras-chave:

Comunicação, Filosofia

Resumo

O artigo apresenta dados iniciais de pesquisa comparativa entre dois seriados de TV: O Incrível Hulk - 1977 (anterior à explosão das tecnologias digitais) e Heroes - 2006 (plena cibercultura). O objetivo da pesquisa é investigar se as transformações que as tecnologias digitais engendraram nos sistemas de mídia exigem novas competências cognitivas para a fruição de seriados de TV.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fátima Régis, Uerj

Professora Doutora da Graduação e da Pós-Graduação da FCS-Uerj

Raquel Timponi, Uerj

Mestre em Comunicação pela Uerj

Alessandra Maia, Uerj

Estudante do Curso de Jornalismo da FCS-Uerj

Daniela Almeida, Uerj

Estudante do Curso de Jornalismo da FCS-Uerj

José Messias Santos, Uerj

Estudante do Curso de Jornalismo da FCS-Uerj

Juliana Fernandes, Uerj

Estudante do Curso de Relações Públicas da FCS-Uerj

Mariana Aguiar, Uerj

Estudante do Curso de Relações Públicas da FCS-Uerj

Renata Silva, Uerj

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da FCS-Uerj

Downloads

Como Citar

RÉGIS, Fátima; TIMPONI, Raquel; MAIA, Alessandra; ALMEIDA, Daniela; MESSIAS SANTOS, José; FERNANDES, Juliana; AGUIAR, Mariana; SILVA, Renata. Tecnologias de Comunicação, Entretenimento e Cognição na Cibercultura: uma análise comparativa dos seriados O Incrível Hulk e Heroes. Logos, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 31–44, 2009. DOI: 10.12957/logos.2009.12579. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/12579. Acesso em: 11 maio. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)