O direto à alimentação escolar quilombola e os afazeres emancipatórios da extensão universitária na pandemia de covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2021.61421

Palavras-chave:

Extensão universitária, COVID-19, alimentação escolar quilombola, culinária afro-brasileira.

Resumo

Este artigo é produto de ações de extensão desenvolvidas na Comunidade Remanescente de Quilombo Machadinha, Quissamã/RJ, em que práticas coletivas se desenvolvem junto à comunidade escolar, a fim de priorizar a alimentação da comunidade local e garantir o direito humano à alimentação adequada. A partir da metodologia de sistematização de experiências de Oscar Jara buscou-se contemplar e refletir sobre as experiências vividas para propor ações mais efetivas e eficientes de promoção e valorização da cultura alimentar quilombola no âmbito do PNAE. Com a atual situação causada pela pandemia da COVID-19, a crise nacional social, econômica e sanitária,  aumentaram-se os esforços para levar as ações de extensão universitária até a comunidade. As atividades de extensão foram repensadas, para dar continuidade ao trabalho realizado, com criatividade e inovação. Utilizou-se os recursos tecnológicos disponíveis e o vínculo com a comunidade para possibilitar aprendizagens concretas mediadas por saberes e fazeres dialógicos e emancipatórios.  Foram desenvolvidos, com a escola e o Departamento de Nutrição Escolar, alguns materiais educativos (cadernos educativos com receitas culinárias quilombolas; vídeo de incentivo à prática culinária e jogo do tipo QUIZ, baseado nos conhecimentos sobre a alimentação e cultura quilombolas). Diante do exposto, o objetivo do presente artigo é apresentar as ações de extensão desenvolvidas no âmbito do programa de alimentação escolar quilombola, com vistas à garantia do DHAA, antes e durante a pandemia da COVID-19.

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Publicado

2022-10-17

Como Citar

Fonseca, C. M., Costa, R. R. da S., Lisbôa, C. M. P., da Silva, K. A. M., Gomes, A. I. da S., & Oliveira, M. F. B. de. (2022). O direto à alimentação escolar quilombola e os afazeres emancipatórios da extensão universitária na pandemia de covid-19. Interagir: Pensando a extensão, (32), 63–80. https://doi.org/10.12957/interag.2021.61421

Edição

Seção

ARTIGOS