Jornal na Escola: Caminhos Metodológicos para Atuação frente aos Efeitos do Isolamento Social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2022.61361

Palavras-chave:

Jornal Escolar, Gêneros Jornalísticos, Letramento Digital.

Resumo

O projeto de extensão Jornal na Escola desenvolve jornal escolar como forma de promover a atuação no espaço escolar e a participação na sociedade à medida que seus participantes são incentivados a realizar leitura crítica e produzir textos jornalísticos, compartilhando interesses, saberes e opiniões. Assim, para além do tradicional espaço da sala de aula, os estudantes podem se inserir em práticas discursivas em que seus textos cumprem objetivos sociodiscursivos. Essa perspectiva reflete a compreensão do conceito de gênero discursivo apresentado por Bakthin (2016) e desenvolvido por Marcuschi (2007, 2008 e 2010), como sendo uma ação discursiva para atuar no mundo, bem como a concepção de língua como espaço de interação, como propõe Geraldi (2012). Dentre as demandas da ação extensionista, o contexto de isolamento social deflagrou uma abrupta inserção nas mídias sociais, o que conduziu o projeto à reorientação metodológica a fim de integrar a comunidade virtualmente, servindo de apoio e espaço de reflexão sobre vários temas oriundos das vivências desse contexto recente; desenvolver estratégias de letramento digital, reconhecendo em cada mídia seus recursos e suas intenções comunicativas; e construir práticas pedagógica em torno do jornal, um mosaico de gêneros construído a partir da interação com seu público em situações do cotidiano.

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Publicado

2023-05-23

Como Citar

Xavier Lima, A., de Oliveira Castilho Pereira, A., & da Silva Costa André, K. (2023). Jornal na Escola: Caminhos Metodológicos para Atuação frente aos Efeitos do Isolamento Social. Interagir: Pensando a extensão, (33), 14–27. https://doi.org/10.12957/interag.2022.61361

Edição

Seção

ARTIGOS