Uso do celular como ferramenta para iniciação à lógica de programação no ambiente escolar: respostas de alunos de Ensino Médio ao App Inventor

Pryscilla Maria Pires dos Santos, Ana Laura Melo de Oliveira Lico, Lucas Fernandes Moura

Resumo


O presente artigo descreve uma metodologia e os resultados quanto ao uso da plataforma de desenvolvimento de aplicativos para celulares AndroidApp Inventor, na iniciação à lógica de programação por alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Antonina Ramos Freire na cidade de Resende – RJ. A metodologia teve como fator preponderante a participação dos alunos de graduação (Ana Laura e Lucas Moura) dos cursos de engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Campus de Resende, atuando como co-orientadores (ou monitores) das oficinas oferecidas. O ambiente do App Inventor foi utilizado como ferramenta de apoio ao ensino de programação através de uma abordagem com ênfase prática. Os resultados obtidos apontam o interesse dos alunos do Ensino Médio pela programação de aplicativos e principalmente pelo uso do celular apoiando a aprendizagem dentro da escola. Eles nos mostram também o potencial do App Inventor como ferramenta lúdica e multidisciplinar. Neste contexto, verificamos que a aprendizagem se consolidou durante o processo de criação dos próprios aplicativos, em que desafios foram apresentados aos adolescentes do colégio na forma de jogos digitais.


Palavras-chave


Educação. Aprendizagem Ativa. Tecnologias. Aplicativos para celulares.

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DOI: https://doi.org/10.12957/interag.2021.58219

ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
Depext-SR3/UERJ