Uso do celular como ferramenta para iniciação à lógica de programação no ambiente escolar: respostas de alunos de Ensino Médio ao App Inventor

Autores

  • Pryscilla Maria Pires dos Santos UERJ - Faculdade de Tecnologia
  • Ana Laura Melo de Oliveira Lico Faculdade de Tecnologia(UERJ)/estudante de graduação
  • Lucas Fernandes Moura Faculdade de Tecnologia (UERJ)/estudante de graduação

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2021.58219

Palavras-chave:

Educação. Aprendizagem Ativa. Tecnologias. Aplicativos para celulares.

Resumo

O presente artigo descreve uma metodologia e os resultados quanto ao uso da plataforma de desenvolvimento de aplicativos para celulares AndroidApp Inventor, na iniciação à lógica de programação por alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Antonina Ramos Freire na cidade de Resende – RJ. A metodologia teve como fator preponderante a participação dos alunos de graduação (Ana Laura e Lucas Moura) dos cursos de engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Campus de Resende, atuando como co-orientadores (ou monitores) das oficinas oferecidas. O ambiente do App Inventor foi utilizado como ferramenta de apoio ao ensino de programação através de uma abordagem com ênfase prática. Os resultados obtidos apontam o interesse dos alunos do Ensino Médio pela programação de aplicativos e principalmente pelo uso do celular apoiando a aprendizagem dentro da escola. Eles nos mostram também o potencial do App Inventor como ferramenta lúdica e multidisciplinar. Neste contexto, verificamos que a aprendizagem se consolidou durante o processo de criação dos próprios aplicativos, em que desafios foram apresentados aos adolescentes do colégio na forma de jogos digitais.

Biografia do Autor

Pryscilla Maria Pires dos Santos, UERJ - Faculdade de Tecnologia

Possui graduação em Licenciatura em Matemática, Mestrado e Doutorado em Física, na área de Astronomia Dinâmica, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"/UNESP. Atualmente é Profa Adjunta no Departamento de Matemática, Física e Computação (DMFC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FAT/UERJ. Área de Metodologia e Técnicas de Computação. Chefe do DMFC.

 

Ana Laura Melo de Oliveira Lico, Faculdade de Tecnologia(UERJ)/estudante de graduação

Estudante de graduação do Curso de Engenharia Química, Faculdade de Tecnologia, UERJ, Resende-RJ.

Lucas Fernandes Moura, Faculdade de Tecnologia (UERJ)/estudante de graduação

Estudante de graduação do Curso de Engenharia Mecânica, Faculdade de Tecnologia, UERJ, Resende-RJ.

Downloads

Publicado

2022-10-17

Como Citar

PIRES DOS SANTOS, Pryscilla Maria; LICO, Ana Laura Melo de Oliveira; MOURA, Lucas Fernandes. Uso do celular como ferramenta para iniciação à lógica de programação no ambiente escolar: respostas de alunos de Ensino Médio ao App Inventor. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 32, p. 22–35, 2022. DOI: 10.12957/interag.2021.58219. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/58219. Acesso em: 12 out. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS