Uso do celular como ferramenta para iniciação à lógica de programação no ambiente escolar: respostas de alunos de Ensino Médio ao App Inventor
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2021.58219Palavras-chave:
Educação. Aprendizagem Ativa. Tecnologias. Aplicativos para celulares.Resumo
O presente artigo descreve uma metodologia e os resultados quanto ao uso da plataforma de desenvolvimento de aplicativos para celulares Android, App Inventor, na iniciação à lógica de programação por alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Antonina Ramos Freire na cidade de Resende – RJ. A metodologia teve como fator preponderante a participação dos alunos de graduação (Ana Laura e Lucas Moura) dos cursos de engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Campus de Resende, atuando como co-orientadores (ou monitores) das oficinas oferecidas. O ambiente do App Inventor foi utilizado como ferramenta de apoio ao ensino de programação através de uma abordagem com ênfase prática. Os resultados obtidos apontam o interesse dos alunos do Ensino Médio pela programação de aplicativos e principalmente pelo uso do celular apoiando a aprendizagem dentro da escola. Eles nos mostram também o potencial do App Inventor como ferramenta lúdica e multidisciplinar. Neste contexto, verificamos que a aprendizagem se consolidou durante o processo de criação dos próprios aplicativos, em que desafios foram apresentados aos adolescentes do colégio na forma de jogos digitais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.