Conhecendo a Alemanha: a extensão universitária ampliando saberes e fronteiras

Gabriela Diel de Arruda, Mateus David Finco, Breno Berny Vasconcelos, Nathana Alonso da Silva, Lucas Raphael da Costa Queiroz

Resumo


O Ensino Superior no Brasil é protagonizado por elementos fundamentais, o ensino, a pesquisa e a extensão. Em meio a pandemia do COVID-19, a extensão universitária destacou-se por seu viés de promoção de atividades à comunidade em geral, não só acadêmica. Neste cenário, objetivamos através de um relato de experiência compartilhar saberes advindos do evento “Conhecendo a Alemanha” proporcionado pelo Projeto de Extensão “Cooperação internacional Brasil e Alemanha: movimento de integração” da Universidade Federal da Paraíba. O evento, on-line, foi produzido com o intuito de oportunizar o conhecimento acerca da Alemanha e despertar a participação a projetos de extensão. Ademais, também buscamos investigar sobre quem era o público participante e assim filtrar informações sobre qual o conhecimento a respeito de mobilidade acadêmica e projetos de extensão que os mesmos apresentavam. Aplicamos um questionário misto, no qual identificamos como relevante que os participantes alegaram que o evento foi de grande valia e que pudemos instigá-los a conhecer mais sobre a cultura alemã, projetos de extensão e mobilidade acadêmica.

Palavras-chave


Extensão Universitária; Mobilidade Acadêmica; Educação; Saberes;

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/interag.2020.54772

ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
Depext-SR3/UERJ