Ações de extensão universitária: educação nutricional para idosas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2019.53545

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Idosos, Hábitos Alimentares, Extensão Universitária.

Resumo

A alimentação incorpora aspectos da vida humana, quais sejam emocionais, culturais e sociais, associados a momentos de prazer. O presente estudo se insere no âmbito da extensão universitária visando à educação nutricional para idosas. O objetivo do estudo foi promover atividade sobre educação nutricional para idosas em comunidade rural, por meio de troca de receitas trazidas pelas mesmas, para maior sensibilização e troca de experiências. Trata-se de uma pesquisa ação desenvolvida com um grupo de 130 idosas que se reúnem semanalmente no salão paroquial de uma cidade localizada na região metropolitana de Curitiba - PR. Para subsidiar as atividades educacionais, os extensionistas reuniram-se nos meses de agosto e setembro de 2018 para a elaboração de quatro atividades: pirâmide alimentar, orientação sobre o consumo de açúcar, gordura e sal encontrado em alimentos industrializados; modelo do prato saudável e paródia sobre alimentação saudável. O encontro com a comunidade ocorreu em outubro de 2018, por meio de uma prática reflexiva, com a de troca de saberes entre os acadêmicos extensionistas e as idosas. A atividade nutricional despertou vários questionamentos, não somente sobre a alimentação, mas também sobre patologias inerentes à idade tais como hipertensão e diabetes, bem como a rotina das participantes. A extensão possibilita a percepção da realidade e, por meio dela, a construção de novos e diferentes saberes a partir da fusão do conhecimento popular com o científico, além de favorecer a promoção da saúde a partir de um prisma holístico, com melhora na qualidade de vida, onde as diversas visões de mundo são respeitadas.

Biografia do Autor

Franciele Coutinho França, Faculdades Pequeno Príncipe

Graduada em Nutrição pela Universidade Tuiuti do Paraná. Pós Graduada em Nutrição Clínica e Hospitalar pela Universidade Positivo. Mestranda do programa de Ensino em Ciências da Saúde nas Faculdades Pequeno Príncipe. Nutricionista Clínica no Hospital da Cruz Vermelha - Paraná

Leide da Conceição Sanches, Faculdades Pequeno Príncipe

Possui Doutorado e Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná, Graduação em Ciências Sociais (1993) e Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998). Tem experiência na área de Sociologia com interesse em Sociologia e Antropologia da Saúde. Atualmente é professora permanente do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde e de Sociologia e Antropologia Aplicadas à Saúde na Faculdades Pequeno Príncipe, é membro do Grupo de Pesquisa em Sociologia da Saúde da Universidade Federal do Paraná desde 2008 e é Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Faculdades Pequeno Príncipe.

Maria Cecilia Da Lozzo Garbelini, Faculdades Pequeno Príncipe

Professora da Graduação e do Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe. Doutora em Ciências (Biologia Celular e Tecidual) pela Universidade de São Paulo. Mestre em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Ecologia Límnica pela Universidade de Mogi das Cruzes. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisa na área de Educação em Saúde e Membro do Grupo de Estudos PENSA (Pesquisa em Ensino nas Ciências da Saúde).

Downloads

Publicado

2020-08-05

Como Citar

Coutinho França, F., da Conceição Sanches, L., & Da Lozzo Garbelini, M. C. (2020). Ações de extensão universitária: educação nutricional para idosas. Interagir: Pensando a extensão, 1(28), 58–79. https://doi.org/10.12957/interag.2019.53545

Edição

Seção

ARTIGOS