Ligas Acadêmicas: uma proposta discente para ensino, pesquisa e extensão

Autores

  • Diogo Antonio Valente Ferreira UERJ
  • Renata Nunes Aranha UERJ
  • Maria Helena Faria Ornellas de Souza UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2011.5334

Palavras-chave:

Educação Médica, Currículo, Estudantes de Medicina, Ligas Acadêmicas

Resumo

http://dx.doi.org/10.12957/interag.2011.5334

À luz das atuais Diretrizes Curriculares, o ensino médico vivencia hoje um crescimento de movimentos extracurriculares, como as Ligas Acadêmicas. Firmando-se no tripé ensino, pesquisa e extensão, as Ligas são caracterizadas por serem um espaço não engessado no qual os alunos assumem papel ativo no processo de aprendizado, diante de um modelo educacional em geral ineficiente, contemplando uma formação generalista, crítica e condizente com a atual realidade social. Muito mais do que atividades extracurriculares, as Ligas representam uma grande ferramenta para a construção do conhecimento, possibilitando a vivência da flexibilização curricular, de uma grade mais maleável, na qual se cria o espaço para buscas mais autênticas, com trajetórias de maior pertencimento e significado na escolha de cada um.

Biografia do Autor

Diogo Antonio Valente Ferreira, UERJ

Aluno de graduação

Renata Nunes Aranha, UERJ

Professora Adjunta

Maria Helena Faria Ornellas de Souza, UERJ

Professora Associada

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Publicado

2011-12-22

Como Citar

Ferreira, D. A. V., Aranha, R. N., & Souza, M. H. F. O. de. (2011). Ligas Acadêmicas: uma proposta discente para ensino, pesquisa e extensão. Interagir: Pensando a extensão, (16). https://doi.org/10.12957/interag.2011.5334

Edição

Seção

ARTIGOS