Da escola à natureza: uma experiência de Educação Ambiental em área protegida na cidade do Rio de Janeiro

Autores

  • Nadja Maria Castilho da Costa UERJ
  • Vivian Castilho da Costa UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2011.5327

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Área Protegida, Escola

Resumo

http://dx.doi.org/10.12957/interag.2011.5327


As áreas protegidas localizadas na cidade do Rio de Janeiro apresentam, em seu entorno próximo, escolas do ensino fundamental e médio que se encontram desconectadas da realidade ambiental local. O objetivo do presente trabalho é relatar as experiências em Educação Ambiental do projeto extensionista intitulado “A Escola e o Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB)”, em desenvolvimento nas escolas municipais e particulares, próximas aos remanescentes de Mata Atântica protegidos pelo referido Parque. O projeto (em desenvolvimento há mais de dez anos) visa capacitar professores e alunos no conhecimento da realidade geoambiental da área, formando uma rede de atores sociais que tem como objetivo primordial, a curto e médio prazos, contribuir no manejo e conservação da maior área protegida da cidade do Rio de Janeiro. Apesar das dificuldades encontradas na capacitação de professores e alunos das escolas contempladas, a metodologia utilizada, calcada nas práticas cognitivas e de experienciação propostas no manual do professor, mostrou-se eficaz no processo de inserção comunitária no processo de conservação dos recursos naturais, interagindo as ações da sociedade local com a administração da área protegida – PEPB.

Biografia do Autor

Nadja Maria Castilho da Costa, UERJ

Professora Adjunta

Vivian Castilho da Costa, UERJ

Professora Adjunta

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Publicado

2011-12-22

Como Citar

Costa, N. M. C. da, & Costa, V. C. da. (2011). Da escola à natureza: uma experiência de Educação Ambiental em área protegida na cidade do Rio de Janeiro. Interagir: Pensando a extensão, (16). https://doi.org/10.12957/interag.2011.5327

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA