Aspectos Biopsicossociais Do Trabalho De Agentes Comunitários De Saúde: Um Relato De Experiência

Autores

  • Marcos Vinicius Nery Damasceno Universidade Federal do Recôncavo da Bahia https://orcid.org/0000-0002-1580-3151
  • Isabela Vila Verde Santana De Almeida Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Mariane Fontes Matos Araujo Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Marina Campos Magalhães Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Inayara Oliveira de Santana Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2020.53076

Palavras-chave:

Agentes Comunitárias de Saúde, trabalho, extensão, Educação Popular em Saúde

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi identificar os aspectos biopsicossociais do trabalho de Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) a partir de uma experiência vivenciada no curso do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. O contato com as agentes comunitárias ocorreu ao longo de três semestres onde foram realizadas atividades extensionistas em um bairro da cidade de Santo Antônio de Jesus. De modo geral, as ACS apontaram a escassez de recursos, a falta de apoio e incentivo para a execução de suas atividades, bem como as relações de trabalho hierarquizadas como fatores estressores que impactam em suas atividades laborais e colocam em risco sua saúde. O resultado desse estudo mostra a importância de ampliar a prática do cuidado com os profissionais da área da saúde, sobretudo as ACS que lidam diariamente com o luto, com as falhas do sistema e com a sobrecarga física e emocional do trabalho na atenção básica.

Biografia do Autor

Marcos Vinicius Nery Damasceno, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Tecnico em Zootecnia pelo Instituto Federal Baiano Campus Santa Inês; Bacharel em Saúde pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Downloads

Publicado

2021-10-25

Como Citar

Nery Damasceno, M. V., Vila Verde Santana De Almeida, I., Fontes Matos Araujo, M., Campos Magalhães, M., & Oliveira de Santana, I. (2021). Aspectos Biopsicossociais Do Trabalho De Agentes Comunitários De Saúde: Um Relato De Experiência. Interagir: Pensando a extensão, (30), 16–23. https://doi.org/10.12957/interag.2020.53076

Edição

Seção

ARTIGOS