Atenção nutricional a indivíduos com doença inflamatória intestinal: relato de uma experiência de educação e produção de conhecimento por meio da assistência à saúde.

Maria Eduarda Ribeiro José, Bruna Cadete Martins, Lívia Cristina Silva Rodrigues, Isabelle Cristine Lôpo dos Santos, Thaís da Silva Ferreira, Fabricia Junqueira das Neves

Resumo


A doença inflamatória intestinal (DII) tem um grande impacto na qualidade de vida e a alimentação apresenta papel fundamental no desenvolvimento e tratamento da mesma. O atendimento nutricional pode então contribuir de forma significativa para qualidade de vida de indivíduos com DII, desde que contemple toda a complexidade que o indivíduo traz, incluindo a realidade em que está inserido. Foram realizadas consultas individuais nas quais foram abordados vários aspectos, por meio de um protocolo específico. A troca de saberes com os indivíduos possibilitou aos profissionais e alunos do ambulatório um melhor entendimento das peculiaridades da DII. A valorização da escuta do individuo aumentou a adesão ao tratamento, já que o mesmo participou da construção do conhecimento e foi sensibilizado para a importância das mudanças.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/interag.2020.51080

ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
Depext-SR3/UERJ