Integrando extensão, educação, pesquisa e promoção de saúde: relato de experiência em dois bairros da cidade de Curitiba

Autores

  • Ana Maria Caliman Filadelfi Universidade Federal do Paraná, UFPR
  • Allana Kiara Peretti da Silva Universidade Federal do Paraná, UFPR
  • Andressa Marcele Maia Guimarães Universidade Federal do Paraná, UFPR
  • Hellen Gonçalves Graciano Rodrigues Universidade Federal do Paraná, UFPR
  • Gabriel Paz Maschio Universidade Federal do Paraná, UFPR
  • Leticia Parreira Barboza Universidade Federal do Paraná, UFPR
  • Glaucia Tobaldini Universidade Positivo

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2020.50772

Palavras-chave:

extensão, educação, pesquisa-ação, promoção/formação de/em saúde

Resumo

Nos dias atuais, o conceito de saúde somou ao diagnóstico e cura de doenças, um contexto ampliado, contextualizado e mais humano. Porém, por isso mesmo, mais complexo e ainda não idealmente inserido nos currículos da formação dos profissionais de saúde. O projeto de extensão, “Fisiologia na educação de jovens conscientes para a cidadania”, visou ampliar a formação cidadã de crianças e adolescentes através de: (1) aulas sobre o funcionamento do corpo humano, noções de higiene, autocuidado e saúde ampliada; (2) aplicação de um questionário de mapeamento geral da saúde, habitação e saneamento para o público-alvo, como uma pesquisa-ação; (3) produção e divulgação virtual, dos resultados da pesquisa-ação e de materiais didáticos vinculados ao projeto. As ações aqui relatadas ocorreram em 2017 e 2018, em duas instituições parceiras, situadas nos bairros Cajuru e Tatuquara de Curitiba, PR. O público-alvo foram crianças e adolescentes entre os 9 aos 14 anos, totalizando 43 indivíduos. Foram apresentadas as principais diferenças significativas (p≤0,005), entre ambos os anos e os bairros, segundo o teste Exato de Fisher, para os dados dos questionários, as quais incluíam, p. ex., a prática da automedicação, a conceituação de doenças e a segurança policial nas escolas. Os resultados sugerem que as ações do projeto podem estar contribuindo positivamente para minimizar algumas dessas diferenças e, a atuação de graduandos no projeto em geral, que a extensão pode em muito contribuir para uma formação ampliada, cidadã, humana e socialmente comprometida dos acadêmicos do curso de saúde.

Biografia do Autor

Ana Maria Caliman Filadelfi, Universidade Federal do Paraná, UFPR

Setor de Ciências Biológicas, Departamento de Fisiologia

Graduada em Ciências Biológicas, Mestre e Doutora em Fisiologia

Em atividades de extensão desde 2008, nas áreas de educação e saúde

Allana Kiara Peretti da Silva, Universidade Federal do Paraná, UFPR

Graduanda de Ciências Biológicas

Andressa Marcele Maia Guimarães, Universidade Federal do Paraná, UFPR

Graduanda em Educação Física

Hellen Gonçalves Graciano Rodrigues, Universidade Federal do Paraná, UFPR

Graduanda em Educação Física

Gabriel Paz Maschio, Universidade Federal do Paraná, UFPR

Graduando em Biomedicina

Leticia Parreira Barboza, Universidade Federal do Paraná, UFPR

Graduada em Enfermagem

Glaucia Tobaldini, Universidade Positivo

Graduada em Fisioterapia, Mestre e Doutora em Fisiologia

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

Caliman Filadelfi, A. M., Peretti da Silva, A. K., Maia Guimarães, A. M., Gonçalves Graciano Rodrigues, H., Paz Maschio, G., Parreira Barboza, L., & Tobaldini, G. (2020). Integrando extensão, educação, pesquisa e promoção de saúde: relato de experiência em dois bairros da cidade de Curitiba. Interagir: Pensando a extensão, (29), 18–38. https://doi.org/10.12957/interag.2020.50772

Edição

Seção

ARTIGOS