Cidadania financeira no Vale do Itajaí: Finanças nas escolas públicas

Bruno Thiago Tomio, Georges Cherry Rodrigues, Ricardo Rafael Rahn

Resumo


A cidadania financeira é um tema de importante relevância na sociedade atualmente. Todos os cidadãos, não importa a idade, devem compreender a importância das boas práticas financeiras para alcançarmos um maior bem-estar de todos. A partir desse contexto, o projeto de extensão Cidadania Financeira no Vale do Itajaí da Universidade de Blumenau (FURB) objetiva difundir a cidadania financeira para a população das cidades de Blumenau, Brusque, Gaspar, Indaial, Pomerode e Timbó, no estado de Santa Catarina. Os docentes do projeto atuam em duas frentes: (1) relatórios de cesta básica e inadimplência, com o intuito de alcançar a população adulta da região, e (2) novas metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem em escolas públicas, em parceria com os docentes dessas escolas, a fim de desenvolver a cidadania financeira e matemática nos estudantes das séries finais do ensino fundamental. Os resultados são positivos, demonstrados através de grande interesse da mídia local e das escolas públicas, com os relatos dos seus docentes. Além disso, o projeto teve sua continuidade confirmada para o ano de 2018.


Palavras-chave


Cidadania financeira; Ensino matemático; Escola Pública

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DOI: https://doi.org/10.12957/interag.2018.33621

ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
Depext-SR3/UERJ