Construção do saber: práticas para o ensino de microbiologia no ensino de ciências

Renata Alexandre Bianchi

Resumo


A Microbiologia é a ciência que estuda os microrganismos e sua importância na vida cotidiana. Este estudo teve como objetivo desenvolver um plano metodológico (teórico e prático) para contextualizar a Microbiologia na rotina dos estudantes e instrumentalizar professores de uma escola pública de Ensino Fundamental. A atividade foi realizada por integrantes do Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em turmas do 7° ano do ensino fundamental em uma escola, na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. A proposta foi desenvolvida em quatro encontros de 3 horas aula cada, com atividades que envolviam conceitos gerais dos microrganismos (e.g. fungos, bactérias e vírus), tais como as vias de transmissão e profilaxia das doenças e práticas de higiene, além da importância destes nos alimentos e seus papéis ecossistêmicos. A assimilação do conteúdo foi mensurada por uma avaliação dinâmica realizada no início do projeto e por uma avaliação somativa, ao término deste. Dessa forma, percebeu-se que o desenvolvimento deste trabalho permitiu a desmistificação de preceitos, e o aprendizado científico de assuntos que permeiam a Microbiologia.

Palavras-chave


Ressignificação de conceitos; Importância dos microrganismos; Educação Básica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/interag.2018.31272

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
Depext-SR3/UERJ