Identificação e Distanciamento: Veredas para o Cinema Latino-americano?

Telma Ferreira Farias, Rita de Cássia Diogo Miranda

Resumo


O presente trabalho é o resultado daspesquisas realizadas junto ao Projeto deIniciação Científica intitulado “Traduçãocultural e heterogeneidade no discursolatino-americano contemporâneo:literatura e cinema” e desenvolvido naUniversidade do Estado do Rio de Janeiro,sob a coordenação da Profª Dr. Ritade Cássia Miranda Diogo (2007/2008).Tem por objetivo uma breve apreciaçãode produções cinematográficas latinoamericanascontemporâneas que empregammecanismos de identificação/distanciamento. Para tanto, utilizamoscomo aporte teórico os conceitos deidentificação e efeito de distanciamento,de Bertolt Brecht (apud Gutiérrez Alea,1984). Interessa-nos, particularmente,verificar a aplicabilidade de tais mecanismosem filmes da América Latina, a fimde evidenciarmos a diversidade de ditacinematografia, cuja trajetória caminhaentre a construção da identificação entreespectador e filme – caso característicodos filmes voltados para o mercado– e a ruptura dessa mesma identificação,através da qual um grupo de diretoresexpressa a preocupação de suscitar noespectador o distanciamento crítico,a partir de uma clara postura políticoideológicaengajada. Para tal, foram assistidase analisadas algumas películas, apartir dos conceitos acima referidos.

Texto completo:

PDF


ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
Depext-SR3/UERJ