Descarga de Lastro no Porto do Rio de Janeiro – Avaliação Preliminar

Autores

  • Maria Cecilia Trindade de Castro
  • Thereza Cristina de Almeida Rosso

Palavras-chave:

Porto do Rio de Janeiro, Água de Lastro e Formulário para Informações relativas à Água utilizada como Lastro

Resumo

O Porto do Rio de Janeiro é o segundo maior do Estado de mesmo nome em movimentação de carga e o primeiro em relação ao número de atracações.

Os tipos de navios mais comuns neste porto são os containeiros e tanqueiros em função da natureza predominante da carga movimentada (carga geral e granel líquido). Entre outubro de 2005 e dezembro de 2006, a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) recolheu 660 formulários de água de lastro dos navios a partir dos quais o presente estudo objetivou realizar um levantamento preliminar da quantidade de água de lastro deixada na Baía de Guanabara nessas ocasiões, uma vez que a água de lastro já foi reconhecida como um vetor muito importante na introdução de espécies exóticas ao redor do mundo. Durante o período de pouco mais de um ano verificou-se que foram descarregadas no porto cerca de 830 mil metros cúbicos de água de lastro de um total de quase três milhões de metros cúbicos declarados nos 660 formulários.

Biografia do Autor

Maria Cecilia Trindade de Castro

Oceanógrafa, mestranda em Engenharia Ambiental da UERJ, Assessora da Gerência de Meio Ambiente da Diretoria de Portos e Costas (DPC/MB).

Thereza Cristina de Almeida Rosso

Engª Civil, Profª Drª da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), membro da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH).

Downloads

Publicado

2012-03-06

Como Citar

Castro, M. C. T. de, & Rosso, T. C. de A. (2012). Descarga de Lastro no Porto do Rio de Janeiro – Avaliação Preliminar. Interagir: Pensando a extensão, (10). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/2657

Edição

Seção

ARTIGOS