Extensão de enfermagem na prevenção e controle de infecções hospitalares na assistência a usuários do sistema único de saúde (SUS) de um hospital escola

Autores

  • Maria Cristina Soares Rodrigues

Palavras-chave:

direitos humanos, saúde, extensão universitária, enfermagem, infecção hospitalar

Resumo

A Constituição assegura aos brasileiros o direito à saúde, com acesso universal e igualitário às ações e serviços assistenciais. A Universidade planeja e executa atividades de extensão acadêmica, que são expressas por meio de ações junto à comunidade. Este trabalho tem por objetivo apresentar a experiência vivenciada em um projeto de extensão de ação contínua de enfermagem na prevenção e controle de infecções hospitalares (IHs), em um hospital-escola do Distrito Federal.

Trata-se de um relato em que se aborda a legislação que regulamenta o controle das IHs no Brasil e descreve a configuração da proposta do projeto - objetivos, agentes de extensão e aspectos metodológicos, avaliação e financiamento.

Biografia do Autor

Maria Cristina Soares Rodrigues

Enfermeira e Farmacêutica-Bioquímica. Mestre em Educação. Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília (UnB). Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Enfermagem, Educação e Processo de Trabalho em Saúde, Ambiente e Vigilância. Coordenadora do Projeto de Extensão de Ação Contínua "Atuação de Enfermagem no Programa de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Universitário de Brasília".

Downloads

Publicado

2012-03-06

Como Citar

Rodrigues, M. C. S. (2012). Extensão de enfermagem na prevenção e controle de infecções hospitalares na assistência a usuários do sistema único de saúde (SUS) de um hospital escola. Interagir: Pensando a extensão, (10). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/2653

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA