Reabilitação da Área Central, Moradia e Função Social da Cidade: Construindo uma Associação Possível
Resumo
O trabalho resgata experiência acadêmica desenvolvida no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, que articula ensino, pesquisa e extensão na abordagem da habitação associada à questão urbana.
Trata-se de contribuir para a mudança da cultura urbanística que freqüentemente embasa práticas de planejamento e projeto classificadas de "urbanismo do discurso ou ideológico, [...] urbanismo fashion ou do cenário, [...] urbanismo do mercado" (Maricato, 2000, p. 179).
Neste sentido, aborda-se a reabilitação integrada do Centro da cidade de Niterói, RJ, promovendo seu reconhecimento como lugar do exercício da cidadania, afirmação da diversidade social e do patrimônio ambiental urbano.
Para garantir tal associação - reabilitação, moradia social, recuperação do patrimônio -, priorizam-se propostas articuladas a um conjunto de ações ligadas à geração de trabalho e renda e apoio a redes de economia solidária como caminhos para um projeto de desenvolvimento socialmente inclusivo e democrático.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
Depext-SR3/UERJ