Encontro de Jongueiros: um projeto de extensão da UFF e seus desdobramentos

Autores

  • Elaine Monteiro

Palavras-chave:

Jongo, Cultura, Extensão

Resumo

Este trabalho se dispõe a relatar a experiência do Projeto Rede de Memória do Jongo e do Caxambu. É desafio e compromisso deste projeto gerar espaços e tempos para a troca de experiências e saberes entre jovens e velhos das comunidades jongueiras, a reflexão sobre a cultura do Jongo e o desenvolvimento local comunitário.

Encontros e organização das comunidades jongueiras em Rede resultaram na solicitação do registro do Jongo como patrimônio imaterial da cultura brasileira.

Os Encontros de Jongueiros deram visibilidade ao Jongo na região Sudeste e permitiram que os jongueiros se reunissem para a troca de saberes, experiências e para a discussão de seus problemas e necessidades. A Rede de Memória do Jongo e do Caxambu facilitou e fortaleceu a organização das comunidades jongueiras e agregou professores, pesquisadores, ONGs, universidade e demais instituições parceiras.

Biografia do Autor

Elaine Monteiro

Professora-adjunto do Departamento de Educação Matemática (GEM), da UFF.

Downloads

Publicado

2012-03-01

Como Citar

Monteiro, E. (2012). Encontro de Jongueiros: um projeto de extensão da UFF e seus desdobramentos. Interagir: Pensando a extensão, (10). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/2640

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA