Promoção da Saúde, Subjetividades e Experiências de um Projeto de Extensão: Grupo de Vivência “Sonhar e Dialogar é Preciso”

Autores

  • Aline Basso da Silva
  • Beatriz Franchini
  • Vilma C. Fioravante dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2010.2577

Palavras-chave:

Promoção da Saúde, Grupo Terapêutico, Geração de Renda

Resumo

Trata-se de um Relato de Experiência sobre um Projeto de Extensão realizado pelo Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, em uma Estratégia de Saúde da família (ESF) em Uruguaiana/RS, durante o ano de 2009, em que foram desenvolvidas atividades de Promoção da Saúde, a partir de reflexões e de demandas locais. Pretende-se discutir o trabalho desenvolvido e a trajetória de um Grupo de cunho terapêutico, bem como as percepções e vivências acadêmicas durante as atividades realizadas neste espaço. Este grupo passou por três fases: a primeira voltada para Educação em Saúde e dinâmicas com foco na Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus; a segunda, acrescentando a escuta qualificada e troca de experiências e a terceira fase ampliou-se o grupo para a geração de renda. Este processo contribuiu para o resgate da motivação, autonomia e valorização de conhecimentos e subjetividades dos participantes.

Downloads

Publicado

2010-12-23

Como Citar

da Silva, A. B., Franchini, B., & dos Santos, V. C. F. (2010). Promoção da Saúde, Subjetividades e Experiências de um Projeto de Extensão: Grupo de Vivência “Sonhar e Dialogar é Preciso”. Interagir: Pensando a extensão, (15). https://doi.org/10.12957/interag.2010.2577

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA