Refletindo a humanização: uma experiência educativa com trabalhadores de um hospital da fronteira oeste do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2010.2575Palavras-chave:
Humanização da Assistência, Humanização, Profissionais da Saúde, EducaçãoResumo
Introdução: Relatamos a experiência de um projeto de extensão em um hospital da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, de outubro a dezembro de 2009, com trabalhadores de diferentes áreas de atuação no hospital. Objetivo: O trabalho teve como objetivo desenvolver uma prática educativa com reflexões sobre a Política Nacional de Humanização. Metodologia: Foram realizadas discussões em grupos, semanais, com a problematização do tema, garantindo a troca de concepções. Resultados: Foram identificados quatro eixos temáticos: 1) "O estresse diário", relacionado a sobrecarga de trabalho; 2) "O déficit de comunicação entre os setores", a comunicação por vezes é conturbada tornando o usuário insatisfeito e o trabalhador alvo de reclamações; 3) "As relações interpessoais familiares afetadas pelas situações vivenciadas no trabalho"; ocasionando cansaço e impaciência para as relações familiares; 4) "Déficit de informações dos trabalhadores sobre as normas e rotinas da instituição", as atividades são executadas sem a real compreensão da finalidade das ordens recebidas. Conclusão: A educação é uma possibilidade de criação das condições para o desenvolvimento das potencialidades do ser humano, um instrumento tanto para a conquista de habilidades como para uma adequada problematização da questão, ao possibilitar a criação de fontes alternativas de tomada de consciência pelos indivíduos envolvidos no contexto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.