Educação em Saúde e Sexualidade do Escolar

Autores

  • Daniel Cavarette Dziabas UFTM
  • Sybelle de Souza Castro Miranz UFTM

Resumo

Este estudo objetiva relatar a experiênciade universitários no desenvolvimento docurso de educação sexual em uma escolamunicipal. Metodologia: projeto de extensãoem “Sexualidade e Educação em Saúdedo Escolar”, desenvolvido por acadêmicose docentes da Universidade Federal doTriângulo Mineiro (UFTM), em uma escolamunicipal, na forma de curso, para os escolaresdo ensino fundamental, dividido em 6módulos: 1) Fisiologia e anatomia humana;2) Iniciação, maturação e comportamentosexual; 3) Métodos contraceptivos; 4)DST/Aids; 5)Violência e exploração sexual;6) Menopausa/Andropausa e disfunçõessexuais. O método didático foi interativo,dinâmico e lúdico, permeado por grandevariedade de materiais ilustrativos. Foramaplicados pré e pós-questionários deconhecimento sobre sexualidade paraavaliação. Resultados: 88% dos estudantespossuíam conhecimento deficitário sobresexualidade, mesmo aqueles sexualmenteativos (40%). Os mitos sobre sexualidadeforam presentes nas opiniões da maioriados alunos. Os módulos 2, 3 e 4 despertarammaior atenção e dúvidas. 72% nãoconversam sobre sexo com seus pais ouprofessores, baseiam seu conhecimentoem revistas, programas de TV e conversasinformais. Conclusão: Há necessidade deinserção de temas e atividades relacionadosà educação sexual nas escolas. O métodoutilizado foi satisfatório para melhorpreparo dos estudantes para a vida sexual.Essa atividade possibilitou capacitar os acadêmicospara uma abordagem adequadaao público alvo, no que tange a linguageme técnicas didáticas.

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Publicado

2016-02-17

Como Citar

Dziabas, D. C., & Miranz, S. de S. C. (2016). Educação em Saúde e Sexualidade do Escolar. Interagir: Pensando a extensão, (11), 89. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/2522

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA