Contribuição do processo ensino-aprendizagem na qualificação de recursos humanos no cuidado da saúde bucal do idoso

Tânia Adas Saliba Rovida, Suzely Adas Saliba Moimaz, Cléa Adas Saliba Garbin, Isabella de Andrade Dias, Nenre Adas Saliba

Resumo


O projeto de extensão universitária “Sempre Sorrindo” vem sendo realizado há dezesseis anos, com ações na área da odontogeriatria em quatro instituições asilares do município de Araçatuba-São Paulo, visando a integralidade na atenção à saúde bucal do idoso e a capacitação dos alunos e profissionais envolvidos. Objetiva-se neste trabalho analisar e descrever a experiência do projeto e sua contribuição na formação profissional. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, realizado por meio de análise documental, referente às ações realizadas no referido projeto. Anualmente são realizados: qualificação e treinamento da equipe de graduandos e pós-graduandos; levantamento das condições de saúde bucal dos idosos; definição das necessidades de tratamento; capacitação de cuidadores e supervisão periódica da higienização bucal. Os resultados obtidos enfatizam a formação de vínculos com as instituições de idosos locais e estão relatados por categorias: Saúde bucal do idoso; Planejamento e organização do projeto; Ações estratégicas; Agência de Fomento; Compromisso com a formação profissional e Desenvolvimento de produtos. As atividades realizadas no projeto favorecem o estabelecimento da relação entre o ensino superior e a sociedade, imprescindível para a formação de profissionais comprometidos com a realidade social. Conclui-se que o projeto de extensão contribui no processo ensino-aprendizagem, alicerça a formação humana/profissional, tem extrema relevância social, por meio das ações voltadas para a atenção da saúde bucal do idoso e a qualificação de recursos humanos.

 


Palavras-chave


Saúde Bucal; Educação em Saúde; Odontogeriatria; Ensino

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DOI: https://doi.org/10.12957/interag.2016.25208

ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
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