Animar Sem Quedas: como um projeto de extensão pode atuar na prevenção de quedas de adultos e idosos

Autores

  • Hoislane Fernandes Sampaio Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria Lúcia Gonzaga de Azevedo Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Angela Brêtas Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2018.25113

Palavras-chave:

Idosos, Exercícios Físicos, Quedas.

Resumo

À medida que o número de idosos cresce em todo o mundo, aumentam também as preocupações com as inúmeras alterações fisiológicas do organismo destes indivíduos. Algumas doenças se tornam mais prevalentes nesta fase da vida e há a elevação do risco de quedas. O exercício físico pode ser considerado como um meio para propiciar um envelhecimento saudável e a prevenção de quedas. Por esses motivos, foi criado o projeto de extensão “Animar Sem Quedas” (ASQ), da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cujo objetivo é prevenir quedas em adultos e idosos, e atuar como um local de informação, descontração, lazer e animação cultural. O método do projeto consiste em exercícios físicos específicos para a prevenção de quedas. As aulas são divididas em quatro partes principais: marcha, equilíbrio, força e alongamento, ocorrem duas vezes por semana e duram 50 minutos. A intensidade é leve/moderada; os exercícios são prescritos por tempo de execução e utilizamos a percepção subjetiva de esforço. Além das aulas, o grupo realiza, anualmente, dois eventos: o “Ciclo de Cinema e Envelhecimento” e o “Encontrão Sem Quedas”, que têm por objetivo promover o encontro entre os participantes de todos os núcleos do ASQ e a comunidade acadêmica da UFRJ. O Animar Sem Quedas pretende ampliar as possibilidades de opções de lazer para seus alunos e continuará buscando alternativas para contribuir na melhoria de sua qualidade de vida e do seu bem-estar, fatores indispensáveis para um bom envelhecimento.

Biografia do Autor

Hoislane Fernandes Sampaio, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em bacharelado em educação física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua na extensão universitária desde 2013. Integrante do Grupo de Estudos ESQUINA - Cidade, Lazer e Animação Cultural que atualmente tem em foco os estudos sobre o processo de envelhecimento e seus desdobramentos. O grupo faz intervenções no sentido de prevenir quedas em adultos e idoso através de exercícios físicos específicos.

Maria Lúcia Gonzaga de Azevedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em bacharelado em educação física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua na extensão universitária desde 2012. Integrante do Grupo de Estudos ESQUINA - Cidade, Lazer e Animação Cultural que atualmente tem em foco os estudos sobre o processo de envelhecimento e seus desdobramentos. O grupo faz intervenções no sentido de prevenir quedas em adultos e idoso através de exercícios físicos específicos.

Angela Brêtas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Escola de Educação Física e Desportos. Coordenadora do     grupo ESQUINA – Cidade, Lazer e Animação Cultural. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2019-04-05

Como Citar

Sampaio, H. F., de Azevedo, M. L. G., & Brêtas, A. (2019). Animar Sem Quedas: como um projeto de extensão pode atuar na prevenção de quedas de adultos e idosos. Interagir: Pensando a extensão, 1(26), 01–10. https://doi.org/10.12957/interag.2018.25113

Edição

Seção

ARTIGOS