A Implantação e Consolidação de um Cursinho Pré-Vestibular e Preparatório ao ENEM – Vivência e Cidadania de Acadêmicos da UNIFAL-MG em Poços de Caldas, Brasil

Autores

  • Rafaela Tavares Lima Universidade Federal de Alfenas
  • Adriane Oliveira Fernandes Universidade Federal de Alfenas
  • Gabriela Espiríto Santos Universidade Federal de Alfenas
  • Carlos Henrique Freitas Universidade Federal de Alfenas
  • Gabriella Coimbra Rafael Universidade Federal de Alfenas
  • Bianca Paula Sousa Universidade Federal de Alfenas
  • Laís Cristina Souza Universidade Federal de Alfenas
  • Amanda Luiza Fonseca Universidade Federal de Alfenas
  • Jonnatham Brandão Melo Universidade Federal de Alfenas
  • Antonio Donizetti Gonçalves Souza

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2016.19467

Palavras-chave:

curso pré-vestibular, ENEM, apoio ao ingresso

Resumo

O acesso de estudantes oriundos de camadas populares e escolas públicas às universidades públicas brasileiras tem despertado preocupações dos governantes e de estudiosos do assunto. O acesso desigual dos grupos sociais ao ensino superior é resultado de fatores relativos à saída precoce do sistema educacional e o atraso escolar de jovens nesta faixa-etária. Neste contexto, criar mecanismos, como cursos pré-vestibulares para camadas carentes da população, que auxiliem o desempenho dos estudantes de escolas públicas em exames de seleção a cursos superiores, podem contribuir para reduzir essa desigualdade e valorizar aspectos de mérito e não assistenciais no acesso a cursos de graduação. Este trabalho tem como objetivo relatar o processo e a experiência de implantação do cursinho pré- vestibular/ENEM para estudantes oriundos do ensino médio de escolas públicas de Poços de Caldas. O projeto tem proporcionado aos estudantes de escolas públicas maiores chances de ingresso em universidades públicas via preparação ao ENEM ou vestibulares tradicionais, também tem permitido uma maior integração do campus da UNIFAL-MG com escolas públicas do município. O curso pré-vestibular foi iniciado de forma intensiva no mês de setembro/2011 no Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, atingindo 50 alunos. O projeto vem sendo implantado em etapas visando amadurecimento continuo e inserção dos graduandos-professores e integração com a comunidade local.

Biografia do Autor

Rafaela Tavares Lima, Universidade Federal de Alfenas

Possui graduação em Ciência e Tecnoligiua(bacharelado) e cursa Enghenharia Química. Mestranda no programa de Pós-graduação em Engenharia Química, na área de biotecnologia, na Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG.

Adriane Oliveira Fernandes, Universidade Federal de Alfenas

Graduanda em Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG

Gabriela Espiríto Santos, Universidade Federal de Alfenas

Graduanda em Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG

Carlos Henrique Freitas, Universidade Federal de Alfenas

Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG

Gabriella Coimbra Rafael, Universidade Federal de Alfenas

Graduanda em Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG

Bianca Paula Sousa, Universidade Federal de Alfenas

Graduada em Ciência e Tecnologia(bacharelado) e cursa Engenhria Química  pela Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG

Laís Cristina Souza, Universidade Federal de Alfenas

Graduada em  Ciência e Tecnologia(bacharelado)e cursa Engenharia Química pela Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG

Amanda Luiza Fonseca, Universidade Federal de Alfenas

Graduada em  Ciência e Tecnologia(bacharelado)e cursa Engenharia Química pela Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG

Jonnatham Brandão Melo, Universidade Federal de Alfenas

Graduado em  Ciência e Tecnologia(bacharelado)e cursa Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG

Antonio Donizetti Gonçalves Souza

Possui Graduação em Biologia pela Universidade de São Paulo (1991), Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (1996) e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2002), Atualmente é docente da Universidade Federal de Alfenas, campus de Poços de Caldas (MG). Tem experiência na área de Ecologia Aplicada e Gestão Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Diagnostico de Bacias Hidrográficas, Monitoramento da Qualidade da Água, Instrumentos de Gerenciamento de Recusos Hídricos.

Downloads

Publicado

2017-02-09

Como Citar

Lima, R. T., Fernandes, A. O., Santos, G. E., Freitas, C. H., Rafael, G. C., Sousa, B. P., … Souza, A. D. G. (2017). A Implantação e Consolidação de um Cursinho Pré-Vestibular e Preparatório ao ENEM – Vivência e Cidadania de Acadêmicos da UNIFAL-MG em Poços de Caldas, Brasil. Interagir: Pensando a extensão, (22), 140–148. https://doi.org/10.12957/interag.2016.19467

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA