História e fotografia: uma pedagogia do olhar

Luís Reznick, Márcia de Almeida Gonçalves

Resumo


Nesse texto, analisamos, de forma sintética,alguns dos usos pedagógicosda fotografia como instrumento desensibilização do olhar e, por conseguinte,de produção de saberes históricos.Pretendemos também, sob o eixodás relações entre imagens e políticasda memória, refletir sobre lógicas depertencimento e processos de construçãode -identidades no recbrte dahistória local.Essa reflexão é produto das atividadesde pésquisa, ensino e extensão .quedésenvolvemos sobre a história de SãoGonçalo, no Laboratório de PesquisaHistórica, vinculado ao -Departamentode 'Ciências Humanas da Faculdadede Formação de Professores da UERJ.

Palavras-chave


fotografia; história lo- Cal; São Gonçalo; ensino de História.

Texto completo:

PDF


ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
Depext-SR3/UERJ