Formação continuada e profissionalização da docência

Maria Luiza de Souza Andrade, Maria Cristina Corais

Resumo


Este texto tem como objetivos situar,no campo da formação continuada deprofessores, suas principais abordagense concepções, focalizar algumas: de suas problemáticas e apontar, a 'partir do diálogo estabelecido com autorescomo António Nóvoa, VeraCandau e Sonia Kramer, encaminhamentospara sua transformação. De forma breve, busca ainda lançar um, olhar para as ações de formação em serviço voltadas para professores que -alfabetizam, já que esta tem sido uma; crescente demanda nos últimos anos.' Com a convicção de que pouco avançaremosna implementação de uma: política pública de formação continu-' ada de professores enquanto sua ênfaserecair apenas sobre a competênciapedagógica do professor, este artigopretende reforçar a idéia de quesua eficácia depende, também, do' compromisso estabelecido com questõesespecíficas da profissão, como investimentosna carreira profissional, nosprojetos e condições de trabalho nasl escolas e na subjetividade do sujeito; professor, respeitando e considerando.ssuuaa história de vida e profissional.

Palavras-chave


formação continuada; formação em serviço de alfabetizadores; políticas de formação.

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ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
Depext-SR3/UERJ