Reflexões sobre a educação continuada de professores: missão a ser definida pela universidade

Eloiza da Silva Gomes de Oliveira

Resumo


Este artigo aborda a formação continuadade professores, apresentandoacomo um desafio a ser enfrentadopela universidade. Sua relevância nãodecorre apenas de insuficiências naformação inicial, mas é oriunda da aceleradamodernização da Educação.Aponta três fases recentes da formaçãocontinuada. Do simples treinamento,evoluiu para o desenvolvimentoda competência técnica e do compromissopolítico e hoje busca-se aformação do professor-pesquisador,reflexivo e crítico A título de conceito,acreditamos que a formação continuadaé decorrente da construção, desdea formação inicial, de umaabrangente competência -- a de bus-, car constantemente a atualização e oaprendizado. O texto discute, ainda,aspectos do trabalho, daprofissionalização e dos projetos de; educação continuada de professores.Sem propor conteúdos mínimos, afirmamosa necessidade de uma mudançade paradigma: que a Universidade, deixe de tratar as licenciaturas comouma espécie de ônus que é necessáriocumprir para manter as atividades de. pesquisa e estabeleça uma real atribuiçãode valor à formação de professores.Delineia, ao final, as bases inici-: ais de uma proposta de formação continuadade docentes que envolva ostrês domínios considerados fundamentaispara o alcance de uma "qualidadeintegral" pela instituição. educativa: sóciocultural, institucionalorganizativoe didático-pedagógico.

Palavras-chave


educação; educação continuada; formação docente.

Texto completo:

PDF


ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
Depext-SR3/UERJ