A utilização do software MODELLUS no ensino da Física

Alan Freitas Machado, Leonardo de Moura Costa

Resumo


Os conteúdos de FÍSICA e MATEMÁTICA são considerados de difícil compreensão. Parte desta dificuldade é atribuída, principalmente, pelo fato dos alunos não apresentarem requisitos necessários no domínio da MATEMÁTICA. Para a minimização desta lacuna faz-se necessário a utilização, por parte do professor, de novas ferramentas, sobretudo as computacionais. O objetivo desta pesquisa foi analisar a contribuição do uso do computador com o software Modellus e seu auxílio para o processo de ensino da FÍSICA. O estudo é centrado na prática docente dentro de uma abordagem qualitativa, através de experiências com alunos da rede pública de ensino. Tal experimento foi realizado durante a aplicação de um curso da MATEMÁTICA. Constatou-se que o uso de software educacional de simulação e modelagem pode ser utilizado como um recurso que apresenta grande viabilidade no processo de ensino aprendizagem, permitindo que os alunos analisem fenômenos físicos e desenvolvam conceitos matemáticos.

 


Palavras-chave


Modelagem; Ciências exatase Softwares educativos

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DOI: https://doi.org/10.12957/interag.2009.1814

ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
Depext-SR3/UERJ