Desmistificando a Física: uma experiência com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental

Tatiana Menestrina Comiotto, José Francisco Custódio, Luiz Clement, José Fernando Fragalli, Ana Maria Chaves Gomes, Anezka Popovski Kolaceke, Liana Graciela Heinig, Elisa Segundo, Ana Carolina da Costa Horstmann, Kelaine Chaves Gomes

Resumo


Neste relato apresentamos uma descrição e análise dos resultados obtidos mediante o desenvolvimento de um projeto de extensão, com o qual objetivamos principalmente: a) oportunizar às crianças do quarto ano do Ensino Fundamental um conhecimento científico mais aprofundado e relacionado ao seu cotidiano; e b) propiciar aos alunos do Curso de Licenciatura em Física maiores conhecimentos sobre a prática pedagógica em sala de aula. O projeto foi desenvolvido durante o ano de 2009, tendo como público-alvo uma turma de quarta série do Ensino Fundamental e promoveu uma clara integração entre extensão, ensino e pesquisa. A equipe participante e executora foi constituída por professores da universidade (CCT/UDESC), alunos do curso de Licenciatura em Física da UDESC e uma professora da escola de Ensino Fundamental. A produção do material didático foi feita de forma conjunta pelos participantes do projeto. Os resultados foram positivos, tendo em vista a evolução das crianças com relação à descrição e compreensão dos fenômenos estudados e a motivação para participar de eventos como a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica e feiras de matemática. É destacável o fato de que o projeto motivou e fomentou a participação dos alunos em feiras de ciências, nas quais obtiveram premiações. Além disso, o projeto contribuiu no aprimoramento da formação inicial dos futuros professores de Física.


Palavras-chave


Ensino de ciências; Ensino Fundamental; Projeto de Extensão

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/interag.2009.1808

ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
Depext-SR3/UERJ