Atendimento ao Portador de Feridas Crônicas por meio da Extensão Universitária: relato de experiência

Autores

  • Márcia Paschoalina Volpato Universidade Estadual de Londrina
  • Júlia Trevisan Martins Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Clara Giorio Dutra Kreling Universidade Estadual de Londrina
  • Marcia Eiko Karino Universidade Estadual de Londrina
  • Maria José Quina Galdino Universidade Estadual do Norte do Paraná-UENP
  • Gabriela Schmitt Trevisan Universidade do Oeste Paulista.

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2016.17372

Palavras-chave:

Ferimentos e Lesões. Relações Comunidade-Instituição. Educação Superior.

Resumo

A extensão universitária é uma das três funções que compõem os pilares das instituições de ensino superior. Os projetos de extensão têm como princípio fundamental desenvolver uma prática que interligue a universidade, os estudantes e a sociedade, estabelecendo um ambiente que possibilite a formação de lideranças e a construção de soluções. Assim, as atividades extensionistas contribuem para a formação dos estudantes, sendo uma forma de ensino-aprendizagem e para o docente uma maneira de aprimorar a sua qualificação. Este artigo teve como objetivo descrever a experiência de um projeto de extensão universitária que atende pacientes portadores de feridas crônicas. Trata-se de um projeto desenvolvido no Ambulatório do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Londrina, envolvendo docentes e estudantes de enfermagem e de medicina. Este projeto propicia o desenvolvimento de um trabalho em parceria entre a universidade, o serviço e a comunidade, buscando melhorias no atendimento aos portadores de feridas crônicas; oportuniza uma experiência extramuros aos estudantes, pois, permitem que estes vivenciem uma realidade de seu processo de trabalho; possibilita a troca de experiências entre todos os envolvidos, a produção de pesquisa, a divulgação de resultados em eventos científicos e principalmente a prestação de cuidados integrais ao indivíduo.

Biografia do Autor

Márcia Paschoalina Volpato, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Londrina-PR, Brasil.

Júlia Trevisan Martins, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Londrina-PR-Brasil.

Maria Clara Giorio Dutra Kreling, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Londrina-PR-Brasil.

Marcia Eiko Karino, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Londrina-PR-Brasil.

Maria José Quina Galdino, Universidade Estadual do Norte do Paraná-UENP

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil. Professor Auxiliar do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Bandeirantes Paraná, Brasil.

Gabriela Schmitt Trevisan, Universidade do Oeste Paulista.

Estudante de graduação em Medicina. Universidade do Oeste Paulista. Presidente Prudente-SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-02-09

Como Citar

Volpato, M. P., Martins, J. T., Kreling, M. C. G. D., Karino, M. E., Galdino, M. J. Q., & Trevisan, G. S. (2017). Atendimento ao Portador de Feridas Crônicas por meio da Extensão Universitária: relato de experiência. Interagir: Pensando a extensão, (22), 179–186. https://doi.org/10.12957/interag.2016.17372

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA