Identidade e ensino da cultura afro-descendente em escolas públicas na Zona da Mata Mineira

Autores

  • Milton Ramon Pires de Oliveira
  • Ângela Maria Garcia
  • Bruno Geraldo Alves

Palavras-chave:

cultura popular, congada

Resumo

A partir do desenvolvimento de um projeto de extensão, discutimos a incorporação de elementos da cultura e identidade afro-descendentes, em especial dos congos, às práticas pedagógicas presentes no sistema público de educação. Para tanto, construímos uma metodologia diversificada: história oral com especial atenção às narrativas de história de vida; levantamento bibliográfico sobre Congado; implementação de oficinas temáticas (atividades lúdicas); e atividades culturais nas escolas com grupos de Congos. O projeto tem oportunizado o debate de temas como relações interétnicas, memória e cultura dos congos, proporcionando o preenchimento de algumas lacunas sobre a história da África, atingindo um dos nós na compreensão do processo de construção da identidade, da cultura e da memória dos afro-descendentes: o silêncio escolar.

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Publicado

2011-06-06

Como Citar

Oliveira, M. R. P. de, Garcia, Ângela M., & Alves, B. G. (2011). Identidade e ensino da cultura afro-descendente em escolas públicas na Zona da Mata Mineira. Interagir: Pensando a extensão, (13). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/1672

Edição

Seção

ARTIGOS