A Importância da Interdisciplinaridade no Ensino no Nível Médio Técnico: a Integração das Disciplinas Filosofia, Literatura e Tecnologia da Confecção Industrial para Construção de um Conhecimento Significativo
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2016.15914Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Lixo Eletrônico, Teoria, Prática.Resumo
O presente trabalho pretende apontar as vantagens de trabalhar de forma integrada nos cursos de nível Médio Técnico Integrado, cuja experiência é oriunda de projeto de extensão interdisciplinar desenvolvido no Instituto Federal do Piauí (IFPI) Campus Piripiri. A atividade proposta pelas disciplinas Filosofia, Literatura e Tecnologia da Confecção Industrial contempla teoria e prática e torna a aprendizagem dos alunos mais eficiente, trazendo inúmeros benefícios para assimilação dos conteúdos principalmente em disciplinas de natureza teórica, como é o caso da Filosofia e Literatura e que podem se aliar de forma interdisciplinar à prática da Confecção Industrial. O objetivo principal é discutir a temática da reciclagem do lixo eletrônico abordado sob estes enfoques. Para tanto, as professoras de Literatura e Filosofia propuseram discussões sobre este tema em sala de aula, o qual fora trabalhado de forma concomitante pela docente de Tecnologia da Confecção Industrial junto aos alunos do 3º ano do Curso Técnico Integrado ao Médio de Vestuário. Ao final, o assunto foi discutido de modo integralizado em evento realizado no próprio Campus do IFPI com apresentação de confecções nas quais foram utilizadas peças de materiais eletrônicos, estimulando, assim, a reflexão dos discentes sobre um tema bastante atual e pertinente em suas vidas.Downloads
Publicado
2017-02-09
Como Citar
Lima, J. de S., Damasceno, M. M., & de Lima, T. C. A. (2017). A Importância da Interdisciplinaridade no Ensino no Nível Médio Técnico: a Integração das Disciplinas Filosofia, Literatura e Tecnologia da Confecção Industrial para Construção de um Conhecimento Significativo. Interagir: Pensando a extensão, (22), 95–111. https://doi.org/10.12957/interag.2016.15914
Edição
Seção
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
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