A construção de um observatório de saúde: relato de uma experiência acadêmica e interprofissional

Autores

  • Deise Kwiatkowski Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernanda Pasquetti Marques Universidade Federal do Rio Grande do SUL
  • Aline Nunes da Cruz Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cristianne Maria Famer Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciana Laureano Paiva Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2015.15870

Palavras-chave:

Observatório de saúde, Formação em saúde, Educação interprofissional.

Resumo

DOI: 10.12957/interag.2015.15870

O Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ-SAÚDE) e o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) objetivam incentivar mudanças na formação em saúde, tendo como eixo condutor o trabalho como um espaço de aprendizado. A articulação dessas iniciativas visa incentivar a interação dos docentes e dos discentes com os profissionais dos serviços e usuários. Neste texto, apresentamos um relato sobre a construção de um Observatório de Saúde, oriundo da parceria firmada entre o Ministério da Saúde, uma universidade pública e uma Secretaria Municipal da Saúde, que, além de propiciar experiências educacionais interprofissionais, possibilitou a produção e a disponibilização de informações em saúde para a comunidade. Espera-se que as reflexões que emergiram dessa multiplicidade de atores permaneçam vivas entre usuários, equipes de saúde e gestores, fomentando a reconstrução contínua desse espaço virtual.

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Publicado

2016-03-02

Como Citar

Kwiatkowski, D., Pasquetti Marques, F., Nunes da Cruz, A., Famer Rocha, C. M., & Laureano Paiva, L. (2016). A construção de um observatório de saúde: relato de uma experiência acadêmica e interprofissional. Interagir: Pensando a extensão, (20), 116–123. https://doi.org/10.12957/interag.2015.15870

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA