Utilização didático-pedagógica da lousa digital interativa: capacitando professores do ensino fundamental
Resumo
DOI: 10.12957/interag.2015.15861
O uso de tecnologias digitais nas escolas de ensino básico abre novas possibilidades de ensino-aprendizagem e pode contribuir na transformação do processo educativo. Ambientes de aprendizagem dinâmicos, interativos e compartilhados, viabilizados por tecnologias interativas permitem implementar práticas educativas inovadoras, contribuindo para a formação de jovens mais bem preparados para o mundo do trabalho e para a vida social. Neste artigo apresentamos o desenvolvimento de um projeto piloto- visando à capacitação de professores do ensino fundamental para o uso didático-pedagógico da lousa digital interativa. Por meio de práticas orientadas num ambiente de aprendizagem colaborativa foi possível capacitar professores de uma escola municipal de ensino do município de São João del-Rei/MG na utilização didático-pedagógica do equipamento. Além da capacitação dos professores, por meio deste projeto de extensão a escola também foi contemplada com uma lousa digital e dispositivos complementares para uso contínuo com seus alunos. Os resultados obtidos através da análise de satisfação e autoavaliação dos professores demonstram a adequação das oficinas propostas ao aprendizado dos participantes. Ao final do projeto, 35 professores foram capacitados no uso da lousa digital interativa, demonstrando o interesse por novas tecnologias para uso em sala de aula.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.12957/interag.2015.15861
ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
Depext-SR3/UERJ