Vivenciando e aprendendo: o cuidado a pessoas com deficiência contribuindo para a formação profissional

Autores

  • Josiane Silva Gomes Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA
  • Israel Araújo Melo Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA
  • Eliany Nazaré Oliveira Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA
  • Anna Larissa Moraes Mesquita Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA
  • Antônia Márcia Macedo de Sousa Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA
  • Erika Gonçalo Lima Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Nara Monize Cardoso Pacifico Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
  • José Machado Linhares Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2015.15844

Palavras-chave:

Promoção da saúde, Ensino, Educação superior.

Resumo

DOI: 10.12957/interag.2015.15844

O objetivo do trabalho é descrever a experiência dos monitores/bolsistas inseridos no Programa de Educação pelo Trabalho /Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Este tem sido desenvolvido desde agosto de 2013 com carga horária semanal de 12 horas, sendo oito dedicadas à preceptoria em serviço/extensão, duas para o ensino e duas para pesquisa. Duplas de acadêmicos de Enfermagem e Educação Física desenvolveram ações de ensino-pesquisa-extensão no Serviço de Centro de Reabilitação de Sobral, no Serviço de Atenção ao Cidadão Sobralense, no Projeto Esporte Adaptado e na Atenção Primaria, com a supervisão de um preceptor. Foi possível a interação ensino-serviço-comunidade proposto na perspectiva do programa com o desenvolvimento de habilidades e competências para o trabalho em rede no Sistema Único de Saúde. Esses momentos permitiram aos estudantes vivências e aprendizados da situação de saúde da população e das ocupações de cada serviço oferecido pelo município.

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Publicado

2016-03-02

Como Citar

Gomes, J. S., Melo, I. A., Oliveira, E. N., Mesquita, A. L. M., Sousa, A. M. M. de, Lima, E. G., … Linhares, J. M. (2016). Vivenciando e aprendendo: o cuidado a pessoas com deficiência contribuindo para a formação profissional. Interagir: Pensando a extensão, (20), 80–87. https://doi.org/10.12957/interag.2015.15844

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA