Vivenciando e aprendendo: o cuidado a pessoas com deficiência contribuindo para a formação profissional

Josiane Silva Gomes, Israel Araújo Melo, Eliany Nazaré Oliveira, Anna Larissa Moraes Mesquita, Antônia Márcia Macedo de Sousa, Erika Gonçalo Lima, Nara Monize Cardoso Pacifico, José Machado Linhares

Resumo


DOI: 10.12957/interag.2015.15844

O objetivo do trabalho é descrever a experiência dos monitores/bolsistas inseridos no Programa de Educação pelo Trabalho /Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Este tem sido desenvolvido desde agosto de 2013 com carga horária semanal de 12 horas, sendo oito dedicadas à preceptoria em serviço/extensão, duas para o ensino e duas para pesquisa. Duplas de acadêmicos de Enfermagem e Educação Física desenvolveram ações de ensino-pesquisa-extensão no Serviço de Centro de Reabilitação de Sobral, no Serviço de Atenção ao Cidadão Sobralense, no Projeto Esporte Adaptado e na Atenção Primaria, com a supervisão de um preceptor. Foi possível a interação ensino-serviço-comunidade proposto na perspectiva do programa com o desenvolvimento de habilidades e competências para o trabalho em rede no Sistema Único de Saúde. Esses momentos permitiram aos estudantes vivências e aprendizados da situação de saúde da população e das ocupações de cada serviço oferecido pelo município.


Palavras-chave


Promoção da saúde, Ensino, Educação superior.

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DOI: https://doi.org/10.12957/interag.2015.15844

ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
Depext-SR3/UERJ