Os significados que os alunos da EJA têm em relação à instituição escolar

Andressa Cardoso Gomes

Resumo


DOI: 10.12957/interag.2015.13197

O presente artigo analisa os significados que os alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos atribuem à escola. O mesmo foi realizado a partir de um estudo de caso na Escola Municipal de Passagem Velha, localizada na Zona Rural da cidade de Senhor do Bonfim-BA. A pesquisa teve como finalidade principal compreender a importância que os alunos atribuem à escola e os fatores motivantes para frequentar a instituição. Para problematizar o trabalho contamos com aportes teóricos dos autores: Arroyo (2005), Costa (2001), Di Pierro (2005), Freire (1980,2000 e 2005), Gadotti (2001), Haddad (2000), Paiva (1987) entre outros que cooperaram na discussão da temática. A partir dos resultados alcançados, ambiciona-se expandir o debate sobre a importância da escola na vida dos alunos.

 


Palavras-chave


Educação de jovens e adultos; Significados; Escolarização; Escola do sujeito.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/interag.2015.13197

ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
Depext-SR3/UERJ