Os significados que os alunos da EJA têm em relação à instituição escolar

Autores

  • Andressa Cardoso Gomes Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2015.13197

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Significados, Escolarização, Escola do sujeito.

Resumo

DOI: 10.12957/interag.2015.13197

O presente artigo analisa os significados que os alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos atribuem à escola. O mesmo foi realizado a partir de um estudo de caso na Escola Municipal de Passagem Velha, localizada na Zona Rural da cidade de Senhor do Bonfim-BA. A pesquisa teve como finalidade principal compreender a importância que os alunos atribuem à escola e os fatores motivantes para frequentar a instituição. Para problematizar o trabalho contamos com aportes teóricos dos autores: Arroyo (2005), Costa (2001), Di Pierro (2005), Freire (1980,2000 e 2005), Gadotti (2001), Haddad (2000), Paiva (1987) entre outros que cooperaram na discussão da temática. A partir dos resultados alcançados, ambiciona-se expandir o debate sobre a importância da escola na vida dos alunos.

 

Biografia do Autor

Andressa Cardoso Gomes, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia no ano de 2014. Cursa a especialização em Desenvolvimento sustentável no semiarido com enfâse em recursos hidricos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IF BAIANO.

Downloads

Publicado

2016-03-02

Como Citar

Gomes, A. C. (2016). Os significados que os alunos da EJA têm em relação à instituição escolar. Interagir: Pensando a extensão, (20), 1–21. https://doi.org/10.12957/interag.2015.13197

Edição

Seção

ARTIGOS