O “Povo Brasileiro” nos tuítes de Lula e Bolsonaro Aproximações e antagonismos nas eleições presidenciais de 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/intellectus.2022.71654

Palavras-chave:

Eleições de 2022, twitter, populismo

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender como as candidaturas à Presidência da República de Jair Messias Bolsonaro (PL) e Luís Inácio Lula da Silva (PT) produziram sentidos sobre o “povo brasileiro”. Para isso, estudamos postagens nos perfis oficiais de ambos na rede de comunicação digital Twitter, largamente utilizada durante a campanha de 2022 Usamos como referencial os conceitos de populismo de Ernesto Laclau; os estudos de comunicação política nas redes sociotécnicas de Paiero e Prates. Nessa pesquisa concluímos que o discurso populista de Lula constrói o povo brasileiro com dois eixos divisórios, econômico e ideológico, sendo este um povo pobre, mas diverso e alegre; Bolsonaro utiliza-se de apenas um eixo, ideológico, com a construção de um povo ordeiro, religioso, patriota e conservador, mas sobretudo unido, cujas representações de diversidade devem ser anuladas.

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Paiero, D., & Bueno, V. P. da F. (2022). O “Povo Brasileiro” nos tuítes de Lula e Bolsonaro Aproximações e antagonismos nas eleições presidenciais de 2022. Intellèctus, 21(2), 164–180. https://doi.org/10.12957/intellectus.2022.71654