Vozes dissonantes no documentário Dundo, memória colonial: embates de narrativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/intellectus.2023.70310

Palavras-chave:

Cinema, Memória Colonial, Colonialismo

Resumo

Este artigo visa analisar algumas das memórias acerca do período colonial português no documentário Dundo, memória colonial (2009), da documentarista portuguesa Diana Andringa. Nascida em 1947 no Dundo, Angola, então colônia portuguesa, ela se muda para Portugal com sua família aos onze anos de idade. O documentário aborda o seu retorno à sua terra natal cinquenta anos mais tarde, na companhia de sua filha. As lembranças de infância de Andringa divergem da realidade local, além de serem contrastadas por relatos de angolanos que viveram sob o jugo do regime colonial. A análise parte do pressuposto teórico de que todo filme é um objeto de estudo independente, portanto, que vai além das escolhas e intenções de seu realizador (FERRO, 1995), como pretendemos demonstrar neste artigo.

Biografia do Autor

Márcio Aurélio Recchia, Universidade de São Paulo (USP)

Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV)

Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa

Referências

Documento audiovisual

ANDRINGA, Diana (dir.) (2009). Dundo, memória colonial (Portugal). LX filmes. 60 min.

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Publicado

2023-07-26

Como Citar

Recchia, M. A. (2023). Vozes dissonantes no documentário Dundo, memória colonial: embates de narrativas. Intellèctus, 22(1), 458–480. https://doi.org/10.12957/intellectus.2023.70310