Luís da Câmara Cascudo e Mário de Andrade, uma amizade epistolar

Autores

  • Raquel Silva Maciel Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.12957/intellectus.2021.61799

Palavras-chave:

Correspondências, Luís da Câmara Cascudo, Mário de Andrade.

Resumo

A epistolografia caracteriza-se como uma forma essencialmente dialogada que expõe dados biográficos, literários e históricos e possibilita instituir uma proximidade a partir da continuidade da correspondência ou da tentativa de estabelecê-la. Tudo que pode ser dito e/ou escrito é capaz de ser objeto da carta, essas se expressam não só pelas palavras que contém, mas por elementos como os silêncios, portanto, são significativas para a compreensão das sociabilidades instituídas entre um conjunto de pessoas, que são ligados por interesses comuns, como os intelectuais. Nessa perspectiva, apresentamos considerações acerca da escrita epistolar, a partir da prática desenvolvida entre Luís da Câmara Cascudo e Mário de Andrade, atentando para o uso da epistolografia como espaço propício para o processo de criação intelectual e para o florescimento de relações afetivas fortes e duradouras.

Biografia do Autor

Raquel Silva Maciel, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em História no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Ceará (UFC) e bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em História pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Licenciada em História pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial do Curso de História (PET-UFCG) entre 2012 e 2015, atuando em projetos de pesquisa, extensão e ensino. Atualmente tem desenvolvido pesquisas, publicando artigos em eventos locais, nacionais e internacionais, bem como em periódicos e coletâneas, e possui interesse em temáticas que contemplem reflexões acerca da trajetória intelectual de Luís da Câmara Cascudo, além de estudos sobre a cultura popular e teoria e metodologia da História.

Referências

Fontes

CASCUDO, Luís da Câmara (1954 [1954]). Dicionário do Folclore Brasileiro. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro.

CASCUDO, Luís da Câmara; MORAES, Marco Antonio de (org.) (2010). Câmara Cascudo e Mário de Andrade: cartas 1924-1944. São Paulo: Global.

Referências bibliográficas

ALBUQUERQUE JR., Durval Muniz de (2009). A invenção do nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez.

DIAZ, Brigitte (2016). O gênero epistolar ou o pensamento nômade: formas e funções da correspondência em alguns percursos de escritores no século XIX. Trad. Brigitte Hervot e Sandra Ferreira. São Paulo: EDUSP.

GICO, Vânia Vasconcelos (S/D). Câmara Cascudo: um Hermes Universal no Nordeste do Brasil. Disponível em:<https://silo.tips/download/camara-cascudo-um-hermes- universal-no-nordeste-brasileiro> Acesso em: 14 jul. 2021.

GOMES, Ângela de Castro (2004). Escrita de si, escrita da história. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas.

HAROCHE-BOUZINAC, Geneviève (2016). Escritas Epistolares. Trad. Ligia Fonseca Ferreira. São Paulo: EDUSP.

OLIVEIRA, Giuseppe Roncalli Ponce Leon de (2016). Correspondência de Luís da Câmara Cascudo: arquivos da criação e redes de sociabilidade intelectual. Tese (Doutorado em História). Universidade de São Paulo, São Paulo.

SALES NETO, Francisco Firmino (2008). Palavras que silenciam: Câmara Cascudo e o regionalismo-tradicionalista nordestino. João Pessoa: Editora Universitária.

SIMMEL, Georg; MORAES FILHO, Evaristo de (org.) (1983). Sociologia. São Paulo: Ática.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Maciel, R. S. (2021). Luís da Câmara Cascudo e Mário de Andrade, uma amizade epistolar. Intellèctus, 20(2), 78–99. https://doi.org/10.12957/intellectus.2021.61799