A educação no cenário pandêmico: o que dizem os professores da educação básica sobre o retorno às aulas presenciais

Rosane Barreto Ramos dos Santos, Paulo Pires de Queiroz

Resumo


O trabalho apresenta o contexto da educação em tempos de pandemia pelo novo coronavírus. A pesquisa trouxe como objetivo geral: analisar os efeitos da pandemia no trabalho docente e como objetivos específicos: compreender a perspectiva dos educadores sobre as práticas educativas surgidas no contexto da pandemia e investigar alternativas pedagógicas para o retorno das aulas presenciais. Configurou-se como uma pesquisa qualitativa que utilizou o recurso da análise de conteúdo para o tratamento dos dados coletados nos 69 questionários aplicados aos professores da educação básica refletindo sobre o ensino remoto, a saúde mental docente e o retorno às aulas presenciais. Os resultados encontrados apontam para as dificuldades dos atos de ensinar e a urgência de medidas eficazes de prevenção que garantam um retorno seguro às atividades escolares.



Palavras-chave


Pandemia; Ensino Remoto; Saúde Mental Docente

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/intellectus.2021.60921

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Grupos de Pesquisa:

 
Financiamento:

Indexada em:

Open Academic Journals Index Dialnet
 
https://sumarios.org/revista/intell%C3%A8ctus
 

 https://scholar.google.com.br/citations?user=ruuQn9oAAAAJ&hl=pt-BR

 

Redes sociais:

https://www.instagram.com/intellectus.uerj/