A educação no cenário pandêmico: o que dizem os professores da educação básica sobre o retorno às aulas presenciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/intellectus.2021.60921

Palavras-chave:

Pandemia, Ensino Remoto, Saúde Mental Docente

Resumo

O trabalho apresenta o contexto da educação em tempos de pandemia pelo novo coronavírus. A pesquisa trouxe como objetivo geral: analisar os efeitos da pandemia no trabalho docente e como objetivos específicos: compreender a perspectiva dos educadores sobre as práticas educativas surgidas no contexto da pandemia e investigar alternativas pedagógicas para o retorno das aulas presenciais. Configurou-se como uma pesquisa qualitativa que utilizou o recurso da análise de conteúdo para o tratamento dos dados coletados nos 69 questionários aplicados aos professores da educação básica refletindo sobre o ensino remoto, a saúde mental docente e o retorno às aulas presenciais. Os resultados encontrados apontam para as dificuldades dos atos de ensinar e a urgência de medidas eficazes de prevenção que garantam um retorno seguro às atividades escolares.


Biografia do Autor

Rosane Barreto Ramos dos Santos, Instituto Oswaldo Cruz - IOC/FIOCRUZ

Doutoranda na Fundação Instituto Oswaldo Cruz – IOC/ FIOCRUZ no Programa de Ensino em Biociências e Saúde (2019 - atual); Mestra em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense pelo Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão vinculado ao Instituto de Biologia (CMPDI-UFF/ 2016); Psicopedagoga e Especialista em Supervisão Educacional pela Universidade Cândido Mendes (UCAM); Pedagoga pela Universidade Estácio de Sá (UNESA); Participante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudo Saúde Educação e Diversidade – NESED certificado pelo CNPQ/ UFF; Supervisora Educacional da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) e Orientadora Educacional da Educação Básica do Município de Nova Iguaçu.

Paulo Pires de Queiroz, Professor da Faculdade de Educação na Universidade Federal Fluminense - UFF/RJ

Cientista Social formado pela UFF e PhD em Filosofia e Humanidades pela Columbia Pacific University / USA – Título reconhecido pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Professor e Pesquisador Associado da Faculdade de Educação na Universidade Federal Fluminense. Professor e Pesquisador nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu  PGCTIn / UFF, PGEBS / IOC / FIOCRUZ e CMPDI / UFF. Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior Brasileira – BASis. Líder do grupo de pesquisa NESED – certificado pelo CNPQ e UFF.  Autor e organizador de vários livros e artigos científicos publicados nacional e internacionalmente. Bolsista CAPES.

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

dos Santos, R. B. R., & de Queiroz, P. P. (2021). A educação no cenário pandêmico: o que dizem os professores da educação básica sobre o retorno às aulas presenciais. Intellèctus, 20(2), 28–49. https://doi.org/10.12957/intellectus.2021.60921