Memórias sobre o trabalho nos anos finais do Ensino Fundamental: o uso de documentos históricos em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/intellectus.2021.58405

Palavras-chave:

Ensino de História, memória, ensino fundamental.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma contribuição acerca da construção do conhecimento histórico em sala de aula. Dessa forma, o objeto desta reflexão enuncia um conjunto de práticas realizadas por estudantes do Ensino Fundamental na Escola Estadual José Emygdio de Faria, na cidade de Jaci-SP, no ano letivo de 2014. As discussões sobre temporalidades históricas, memórias, o uso de fontes e escrita da História são, em certa medida, parte de muitas possibilidades para o Ensino de História diante do imediatismo e desvalorização da área enquanto campo de conhecimento científico. Pensar no Ensino de História, trouxe grandes desafios para o entendimento de sua percepção transformadora e, sobretudo, para os encantos de uma ciência comprometida com os fascínios da evolução dos seres humanos ao longo do tempo.


Biografia do Autor

Juliano Alves da Silva, SEDUC - SP

Professor da rede estadual de São Paulo SEDUC-SP, mestre e doutor em História pela UFGD.

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

da Silva, J. A. (2021). Memórias sobre o trabalho nos anos finais do Ensino Fundamental: o uso de documentos históricos em sala de aula. Intellèctus, 20(2), 179–203. https://doi.org/10.12957/intellectus.2021.58405