Teoria e ideologia do desenvolvimento à luz das contribuições de Celso Furtado

Autores

  • Michelle Pinto Paranhos Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/intellectus.2020.54308

Palavras-chave:

Celso Furtado, Subdesenvolvimento, Ideologia do desenvolvimento.

Resumo

Este artigo pretende abordar, a título introdutório, a temática do desenvolvimento econômico e da interpretação teórica do subdesenvolvimento, tendo em vista a contribuição intelectual de Celso Furtado. O primeiro momento apresenta as linhas gerais da ideologia e da teoria do desenvolvimento, tendo em vista sua origem e seus conteúdos. Em seguida, busca-se apontar os principais aspectos da base material capitalista que proporcionou a formulação e a difusão dessa ideologia após a Segunda Guerra Mundial, no contexto da concepção estadunidense de guerra fria. Por último, procura-se delinear o enraizamento da ideologia do desenvolvimento na América Latina, levando em consideração a concepção da Comissão Econômica para América Latina (CEPAL), que inaugura uma nova perspectiva teórica do desenvolvimento latino-americano, que Celso Furtado leva à forma mais radical, no sentido de explicá-la e aprofundá-la.


Biografia do Autor

Michelle Pinto Paranhos, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana - UERJ

Doutoranda pelo Programa de Pós-Garaduação de Polítiticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

BAER, Mônica et al (1995). Os desafios à reorganização de um padrão monetário internacional. Economia e Sociedade, Campinas, n.4, pp. 79-126, jun.

BIELSCHOWSKY, Ricardo (2000). Cinquenta anos de pensamento na CEPAL, uma resenha. In: BIELSCHOWSKY, Ricardo (org). Cinquenta anos de pensamento na CEPAL. Rio de Janeiro: Record.

FRIGOTTO, Gaudêncio (2006). A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. São Paulo: Cortez.

FURTADO, Celso (1974). O mito do desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

FURTADO, Celso (2009). Desenvolvimento e subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Contraponto; Centro Internacional Celso Furtado.

FURTADO, Celso (2011). Raízes do subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. MORAES, Reginaldo Carmello de (2006). Estado, desenvolvimento e globalização. São Paulo: Editora da UNESP.

FURTADO, Celso (2005). Nota sobre a economia do desenvolvimento nos “vinte e cinco gloriosos” do pós-guerra. Cadernos CEDEC, São Paulo, ago.

OLIVEIRA, Francisco (2003). A navegação venturosa: ensaios sobre Celso Furtado. São Paulo: Boitempo.

PARANHOS, Michelle Pinto (2010). Teoria e ideologia do desenvolvimento capitalista: na abordagem das concepções educacionais e das políticas públicas de formação dos trabalhadores no Brasil. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

PRADO, Fernando Correa (2015). Ideologia do desenvolvimento e a controvérsia da dependência no Brasil contemporâneo. Tese (Doutorado em Economia) Universidade do Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

Paranhos, M. P. (2020). Teoria e ideologia do desenvolvimento à luz das contribuições de Celso Furtado. Intellèctus, 19(2), 1–21. https://doi.org/10.12957/intellectus.2020.54308