Os fundamentos teóricos para a criação da SUDENE: uma análise do pensamento de Celso Furtado e seu conceito de História

Autores

  • Neilaine Ramos Rocha de Lima Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.12957/intellectus.2020.50493

Palavras-chave:

Celso Furtado, História, SUDENE.

Resumo

As instituições são frutos das ideias e dos conceitos, assim observar o ideário existente na criação e essência da SUDENE é dar voz ao seu criador, um dos principais economistas do século XX no Brasil Celso Furtado. Portanto, temos como objetivo central desse trabalho a análise de um dos conceitos fundamentais no pensamento de Furtado, o conceito da dinâmica da História, que estaria ligado a ideia de o que o subdesenvolvimento existente no Nordeste é consequência de um processo histórico. Este contexto se constitui de problemas econômicos de ordem estrutural, que precisam e podem ser corrigidos pela ação racionalizada do Estado, para tanto, a contribuição de Furtado para a criação da SUDENE expressa sua teoria em ação. Para tal tarefa, foram selecionadas como fontes as obras mais importantes do economista, no contexto que antecede a criação da SUDENE, entre os anos de 1954 à 1959, momento crucial para a reflexão acerca do conceito de passado e sua relação didática com o presente. Essa perspectiva se tornou uma ferramenta metodológica importante para a elaboração teórica de Furtado. Elementos da história das ideias, história dos conceitos e história dos intelectuais foram utilizados, na medida em que tratamos o intelectual em um lugar histórico, que influenciou suas ideias e conceitos. O método de análise das fontes e de sua autobiografia concomitantemente oferece a percepção dos fatos que não aparecem na teoria, mas que contribuíram para que a mesma exista.

Biografia do Autor

Neilaine Ramos Rocha de Lima, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em História. Professora Adjunta do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá, desde 2009. Áreas de pesquisa: História dos conceitos e intelectuais; História do pensamento econômico no Brasil; Teorias da História.

Referências

Fontes

FURTADO, Celso (1950). Características gerais da economia brasileira. Revista Brasileira de Economia, v. 4, n. 1, p. 7-33.

FURTADO, Celso (1954). Economia brasileira: contribuição à análise de seu desenvolvimento. Rio de Janeiro: A Noite.

FURTADO, Celso (1956). Uma economia dependente. Rio de Janeiro: A Noite. FURTADO, Celso (1958). Perspectivas da economia brasileira. Rio de Janeiro: ISEB. FURTADO, Celso (1959a). Formação econômica do Brasil. Rio de Janeiro: Fundo da Cultura.

FURTADO, Celso (1959b). A operação Nordeste. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura Instituto Superior de Estudos Brasileiros.

FURTADO, Celso (1961). Desenvolvimento e subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Fundo da Cultura.

FURTADO, Celso (1966). Subdesenvolvimento e estagnação na América Latina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

FURTADO, Celso (1985). A fantasia organizada. Rio de Janeiro: Paz e Terra. FURTADO, Celso (1983). Teoria e Política do Desenvolvimento Econômico. São Paulo: Abril Cultural.

FURTADO, Celso (1989). A fantasia desfeita. São Paulo: Paz e Terra. FURTADO, Celso (1997). Obra autobiográfica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, v. 1.

FURTADO, Celso (2003). Raízes do subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Referências bibliográficas

AGUIAR, Rosa Freire d‟Aguiar (org) (2013). Essencial Celso Furtado. São Paulo: Penquin Classics Cia das Letras.

ARAÚJO, Tarcisio Patricio de; VIANNA, Salvador Teixeira Werneck; MACAMBIRA, Júnior. (Org.)(2009). 50 anos de formação econômica do Brasil. Rio de Janeiro: IPEA.

BIELSCHOWSKY, Ricardo (1995). Pensamento econômico brasileiro: o ciclo ideológico do desenvolvimentismo. 2. ed. Rio de Janeiro: Contraponto.

FONSECA, P. C. D (2008). A controvérsia entre metalismo e papelismo e a gênese do desenvolvimentismo no Brasil. In: Encontro da associação nacional dos centros de pós-graduação em Economia-– ANPEC, 36, Salvador, Bahia, 9-12 dez.

FONSECA, P.C.D; SALOMÃO, I (2017). O Sentido Histórico do Desenvolvimentismo brasileiro. Revista Economia Contemporânea, núm. Esp., p. 1-20.

GTDN (1959). Uma política de desenvolvimento Econômico para o Nordeste. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional.

KOSELLECK, Reinhart (2006). Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto; Editora PUC-Rio.

LIMA, Marcos Costa; DAVID, Maurício Dias (Org.) (2008). A atualidade do pensamento de Celso Furtado. Goiânia: Verbena.

LIMA, Neilaine.R.R (2020). Conceitos, intelectuais e ideias: o entrelaçamento de diferentes dimensões do campo da História, no caso do debate entre Eugênio Gudin e Celso Furtado (1950-1964). História, debates e tendências, vol.20, n.1, p.70-87.

LOVE, Joseph L (1998). A construção do Terceiro Mundo: teorias do subdesenvolvimento na Romênia e no Brasil. Tradução Patrícia Zimbres. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

OLIVEIRA, Francisco de (2003). Política numa era de indeterminação: opacidade e reencantamento. In: SILVA, Fernando da et al. (Org.). República, liberalismo, cidadania. Piracicaba: Editora da Unimep.

ROSTOW, W.W (1974). Etapas do desenvolvimento econômico: um manifesto não comunista. São Paulo: Zahar.

SIRINELLI, J. (2003). Os intelectuais. In: RÉMOND, René (Org.). Por uma História Política. Rio de Janeiro: FGV.

SOUZA, D. D (et al) (2008). O Nordeste e a SUDENE. In: LIMA, Marcos Costa; DAVID, Maurício Dias (Org.). A atualidade do pensamento de Celso Furtado. Goiânia: Verbena.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

Lima, N. R. R. de. (2020). Os fundamentos teóricos para a criação da SUDENE: uma análise do pensamento de Celso Furtado e seu conceito de História. Intellèctus, 19(2), 129–155. https://doi.org/10.12957/intellectus.2020.50493