O ideário de António Castro Fernandes na consolidação da experiência corporativa portuguesa

Autores

  • Leonardo Aboim Pires Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20/UC)

DOI:

https://doi.org/10.12957/intellectus.2020.48428

Palavras-chave:

Fascismo, Corporativismo, Estado Novo, António Castro Fernandes.

Resumo

O presente estudo pretende analisar e compreender as ideias que guiaram a atuação de António Castro Fernandes durante o Estado Novo (1933-1974), destacando a sua importância na formação do corporativismo português. Além da crítica aos erros do regime liberal, Castro Fernandes destacou-se pela aproximação ao modelo italiano, a sua perceção da esfera pública e a interação entre trabalho, quotidiano e propaganda. Por outras palavras, fazendo uso de uma abordagem exploratório-descritiva a partir de obras impressas e cartas particulares, este estudo procura descortinar as razões para a sua posição ideológica e como este concebia o corporativismo enquanto teoria, enquadrando-o no contexto da cronologia política do seu tempo.

Biografia do Autor

Leonardo Aboim Pires, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20/UC)

Licenciado em História e Mestre em História Contemporânea, pela FCSH/NOVA. Doutorando em Ciências da Sustentabilidade, na Universidade de Lisboa. Investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20/UC) e do Instituto de História Contemporânea (IHC-FCSH/NOVA).

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

Aboim Pires, L. (2020). O ideário de António Castro Fernandes na consolidação da experiência corporativa portuguesa. Intellèctus, 19(2), 309–333. https://doi.org/10.12957/intellectus.2020.48428