Afonso Celso Junior: um jovem republicano conservador
DOI:
https://doi.org/10.12957/intellectus.2017.31657Palavras-chave:
Afonso Celso Junior, República, Lei Saraiva.Resumo
Afonso Celso de Assis Figueiredo Junior foi um político em ascensão no final do Segundo Reinado e reconhecido como intelectual na Primeira República. Foi militante no movimento republicano e, mesmo eleito deputado pelo Partido Liberal, permaneceu apologista da República durante a Monarquia. Através de sua trajetória de militante republicano eleito para deputado imperial, o presente artigo tem como proposta analisar a concepção de República defendida pelo jovem Afonso Celso Junior em seu discurso de estreia como parlamentar. Este ocorreu na primeira Câmara dos Deputados eleita por voto direto no Brasil, resultado da Lei Saraiva (1881), cenário de expectativas de renovação política e que não se concretizaram.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
AGUIAR, Alexandra do Nascimento. Afonso Celso Junior: um jovem republicano conservador. Intellèctus, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 169–189, 2017. DOI: 10.12957/intellectus.2017.31657. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/intellectus/article/view/31657. Acesso em: 11 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista Intellèctus o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A revista Intellèctus está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional