A história das Ideias como vocação transdisciplinar em José Sebastião da Silva Dias e José Esteves Pereira
DOI:
https://doi.org/10.12957/intellectus.2017.31655Palavras-chave:
José Silva Dias, José Esteves Pereira História das Ideias, História dos Intelectuais e História Intelectual.Resumo
A partir do prisma analítico da História da Historiografia este artigo começa com a defesa de uma conciliação entre História das Idéias, História dos Intelectuais e Intellectual History. Esta investigação principia com o esboço de um ensaio teórico. São abordadas, em dois capítulos, duas personalidades, José Sebastião da Silva Dias e José Esteves Pereira, que tentaram uma História das Ideias diferente da tradicional, o primeiro de meados de Novecentos até aos anos 90, criando escola, e o segundo até aos dias de hoje. Sublinha-se a tese segundo a qual estes estudiosos refletiram teoricamente sobre a História dos Intelectuais, salvaguardando uma perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar resultando fundamental analisar algumas recensões que Silva Dias publicou nos primeiros dois anos da Revista Cultura História e Filosofia (1982-1983) e textos teóricos do seu discípulo.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Intellèctus pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma LicençaCreative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), após o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Nesse caso, deverão ser fornecidos o crédito apropriado e um link do repositório original.
A Revista Intellètus está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.