Outros diálogos com Varnhagen: Histórias Gerais do Brasil e a estrutura narrativa oitocentista
Abstract
Este artigo defende a hipótese de que alguns dos livros de História do Brasil mais usados atualmente se baseiam em um modelo narrativo esboçado pela imaginação historiográfica do século XIX. Ao longo do texto, esse modelo é chamado de estrutura narrativa oitocentista. Através de uma análise comparativa entre a obra “História Geral do Brasil antes da sua separação e independência de Portugal”, escrita por Francisco Adolfo Varnhagen, entre 1854-7, e livros didáticos de História recomendados pelo MEC em 2006, procura-se mostrar como esse construto intelectual do século XIX permanece de maneira hegemônica, ubíqua e pouco problematizada em livros contemporâneos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-12-01
How to Cite
OLIVEIRA, Genaro Vilanova Miranda de. Outros diálogos com Varnhagen: Histórias Gerais do Brasil e a estrutura narrativa oitocentista. Intellèctus, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/intellectus/article/view/27690. Acesso em: 13 may. 2025.
Issue
Section
Artigos Livres
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista Intellèctus o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A revista Intellèctus está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional