A Universidade entre a tradição e a modernidade
Resumo
As caricaturas portuguesas do fim da Monarquia e do início da República (fins doséculo XIX - inícios do século XX), uma delas do célebre Rafael Bordalo Pinheiro, nafamosa série Álbum das Glórias (1882)1, apresentam a Universidade ligada à Tradição eaos seus privilégios corporativos, como se fosse o símbolo do “conservadorismo”(monárquico ou de “antigo regime”, para ser mais convincente). Mas, será essa averdadeira razão que poderá justificar a crítica à Universidade dita “conservadora”, ligadaa uma forma de ensino autoritário, memorizador, acrítico e de “ciência escolástica”, forado âmbito da realidade social ou da “modernidade”?Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
TORGAL, Luís Filipe Leitão Rodrigues Reis. A Universidade entre a tradição e a modernidade. Intellèctus, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, 2008. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/intellectus/article/view/27633. Acesso em: 13 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista Intellèctus o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A revista Intellèctus está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional